Mercados da China caem com postura agressiva do Fed
As ações de Hong Kong e da China caíram nesta quarta-feira, depois que o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que o banco central dos Estados Unidos provavelmente terá que aumentar os juros mais do que o esperado.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,36%, enquanto o índice de Xangai perdeu 0,06%.
O Índice Hang Seng, de Hong Kong, teve queda de 2,35%, marcando seu pior dia em um mês.
Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Os mercados de ações asiáticos em geral também registraram perdas, depois que declarações de Powell na terça-feira levantaram a possibilidade de o Fed voltar a grandes aumentos na taxa de juros para combater a inflação persistente.
“Com os bancos centrais determinados a defender sua credibilidade, é provável que os juros subam mais e permaneçam em níveis restritivos por mais tempo do que os mercados atualmente esperam, particularmente nos EUA e no Reino Unido”, disse Matthew Quaife, da Fidelity International.
“Acreditamos que esse aperto acumulado levará a um crescimento mais lento e, finalmente, a recessões cíclicas nos EUA, Europa e Reino Unido ainda este ano ou no próximo.”
A intensificação das tensões entre China e EUA também pesou no sentimento do mercado.
A China disse na quarta-feira que está “seriamente preocupada” com os planos de “trânsito” da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e pediu esclarecimentos a Washington, em meio a notícias de que ela se encontrará com o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, nos Estados Unidos.
Gigantes da tecnologia listadas em Hong Kong caíram 3,2%, com Alibaba e Tencent em queda de 3,2% e 2%, respectivamente.
Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,48%, a 28.444 pontos.
Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 2,35%, a 20.051 pontos.
Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,06%, a 3.283 pontos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,36%, a 4.034 pontos.
Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,28%, a 2.431 pontos.
Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,25%, a 15.818 pontos.
Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,57%, a 3.226 pontos.
Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,77%, a 7.307 pontos.