Mercado vê fim do juro negativo na Europa ainda em 2022
Investidores estão acelerando apostas em um aperto monetário pelo Banco Central Europeu, com a taxa básica de juros chegando a zero até o final do ano.
Os mercados de curto prazo precificam aperto ao redor de 0,50 ponto percentual em dezembro, que encerraria sete anos de taxas de depósito negativas.
O movimento vem após a entrevista coletiva da presidente do BCE na quinta-feira, em que Christine Lagarde sinalizou que as autoridades não mais descartam aumentar juros este ano.
As instituições financeiras correram para revisar projeções. Goldman Sachs Group, Commerzbank e Bank of America ajustaram seus cenários e agora esperam que a taxa de depósito atinja 0% em dezembro. A taxa de referência do BCE atualmente está no menor nível histórico de -0,50%.
“Agora esperamos que o BCE saia significativamente mais cedo”, afirmaram analistas do Goldman Sachs, incluindo Jari Stehn, que passaram a prever altas da taxa em setembro e dezembro. A reunião de quinta-feira “sinalizou que o Conselho Geral tem pouca tolerância para as taxas elevadas de inflação”.
A mudança de postura colocou o BCE mais perto do Banco da Inglaterra e do Federal Reserve dos EUA, que se movimentam para lidar com a maior inflação em décadas.