Mercado pode se surpreender com expansão da Natura nos próximos anos
Com as iniciativas (principalmente digitais) da Natura (NTCO3) ganhando escala em novos mercados de atuação, o mercado pode se surpreender de maneira positiva com algumas expansões da empresa nos próximos anos, defendeu a Ativa Investimentos.
“Vemos o digital – assim como apresentado no primeiro trimestre de 2021 – ganhando cada vez mais escala nas diversas praças de atuação, o que pode vir a ser upside risk para a tese de investimento”, afirmou o analista Pedro Serra, em relatório divulgado ontem.
A corretora revisou a recomendação da ação, mudando de neutra a compra, e elevou o preço-alvo para R$ 57,90 depois que a companhia divulgou seus resultados do primeiro trimestre do ano.
Apesar das perdas no valor de R$ 156,6 milhões no período, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 829 milhões, representando um salto de 470,7% em relação ao início de 2020. Em termos ajustados, o indicador atingiu R$ 963,2 milhões, com margem de 10,2%.
A receita líquida também seguiu trajetória de crescimento, com o montante fechando a R$ 9,5 bilhões.
Segundo a Ativa, com a volta da normalidade, as vendas da Natura devem acelerar nas diversas unidades de negócio. Com isso, pode-se esperar um aumento da alavancagem operacional da empresa, o que implica em margens Ebitda maiores.
“Além disso, após grande alta nos preços dos insumos e um câmbio bastante desfavorável – que levou a margens bruta pressionadas -, vislumbramos um cenário de maior resiliência para os próximos resultados, assim como o apresentado no primeiro trimestre de 2021”, acrescentou Serra.
Investimentos
A Ativa acredita que a Natura tem recursos financeiros suficientes para colocar em prática o seu plano estratégico de turnaround da Avon, reorganização da The Body Shop e expansão das operações.
A Avon, principalmente, é um ponto de atenção na tese de investimento da companhia. De acordo com Serra, o sistema de execução da Natura, de usar revendedoras em suas operações, pode acelerar o turnaround da marca.
“Pode ocorrer uma melhora na produtividade das consultoras Avon, redução da evasão, e um rejuvenecimento
da marca que aumentaria o mercado endereçável”, disse o analista.
Apesar dos riscos de execução, como sinergias entre Avon e Natura aquém do esperado e aumento da concorrência, a Ativa enxerga uma boa relação risco-retorno no case da Natura e está otimista com a capacidade de expansão da varejista.