Como Mercado Pago quer ‘bater de frente’ com Nubank na América Latina

O Mercado Pago anunciou nesta terça-feira o que chamou de “novo posicionamento” buscando a liderança do setor de serviços financeiros digitais na América Latina, em meio a investimentos de R$ 34 bilhões da controladora, Mercado Livre, no Brasil este ano, dos quais grande parte será destinada à operação de serviços financeiros do grupo.-
“Uma grande parte desse valor vai ser para o Mercado Pago. Só em produto e tecnologia, a gente tem investido bilhões… todos os anos aqui no Brasil, e isso tem dado fruto”, afirmou o presidente-executivo do Mercado Pago no Brasil, André Chaves, em evento para lançar a nova identidade visual da fintech, bem como parceria com a cantora Anitta, que será embaixadora oficial da empresa.
- E MAIS: Itaú BBA, BB Investimentos, Safra, BTG Pactual e outros bancos selecionaram os ativos mais promissores para ter em carteira – veja quais são
O Mercado Pago, criado em 2003, afirma ser um banco digital “completo”, possuindo mais de 61 milhões de usuários únicos na América Latina. O banco disputa espaço com nomes tradicionais como Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4) e com instituições mais novas, como o líder entre os bancos digitais da América Latina, o Nubank, que só no Brasil tem mais de 100 milhões de clientes.
Segundo Chaves, o Mercado Pago aprimorou sua proposta de valor no relançamento, buscando o que chamou de “relação de reciprocidade” com os clientes, “em que ambas as partes se beneficiam”. “Como vocês sabem, historicamente, não é essa a realidade do sistema financeiro”, afirmou.
É uma proposta que lembra a buscada pelo Nubank na sua criação e que ajudou o atual líder do segmento a expandir sua base de clientes em ritmo acelerado nos últimos anos. A própria Anitta foi garota-propaganda do Nubank, chegando até a fazer parte do conselho de administração do banco digital.
O reposicionamento do Mercado Pago foi anunciado com lançamento de um serviço chamado “cofrinho”, que oferece rendimento de até 112% do CDI para depósitos acima de R$ 1.000 na conta todos os meses ou se o cliente for assinante do programa de fidelidade do Mercado Livre.
Às 16h02, as ações do Mercado Livre exibiam alta de 3,15%, cotadas a US$2.121, enquanto os papeis do Nubank mostravam valorização de 4,3%, a US$ 11,18.