Black Friday

Mercado Livre, Shopee, Americanas e mais: As ‘vencedoras’ e as ‘perdedoras’ da Black Friday, segundo o BBA

28 nov 2023, 16:37 - atualizado em 29 nov 2023, 13:54
black friday mercado livre shopee magazine luiza
Mercado Livre, Amazon, Shein e Shopee tiveram os maiores ganhos de tráfego na semana da Black Friday (Imagem: Getty Images Signature)

Dados preliminares do Itaú BBA apontam que Mercado Livre, Amazon, Shein e Shopee tiveram os maiores ganhos de tráfego nos sites e aplicativos durante a semana da Black Friday. Já Americanas, Carrefour e Petz registraram as maiores quedas até sexta-feira (24).

Em relatório, o BBA disse que a demanda foi mais fraca para as promoções deste ano. “O tráfego total apresentou um fraco crescimento anual de 2%. Embora não esteja necessariamente correlacionado com as conversões, pode sugerir uma procura mais fraca dos consumidores”, dizem.

Conforme já era esperado, as plataformas de e-commerce estrangeiras saíram na frente e ocuparam o espaço do mercado deixado pela Americanas (-7 ponto percentual), afirmam Thiago Macruz e equipe.

Os analistas ressaltam que Amazon e Mercado Livre registraram os maiores ganhos de participação de mercado, com altas de 5 p.p. e 2 p.p., respectivamente.

Entre os aplicativos, os usuários ativos diariamente (DAU) aumentaram 7%, para 710 milhões, liderado pela Shopee — com ganho de 3 p.p. Os apps de Mercado Livre e Amazon também registraram crescimentos de 6% e 19%.

Por outro lado, Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza ainda enfrentam dificuldades, dizem. Americanas perdeu a maior participação de mercado, com queda de 5 p.p., seguida pela ex-Via e Magalu, com perdas de 1 p.p. cada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercado Livre lidera reclamações na Black Friday

Conforme atualização do Procon, até ontem (27), o campeão de vendas na Black Friday era também o líder em reclamações. O Mercado Livre recebeu 256 queixas, o equivalente a 16,44% dos registros.

Em nota, o Mercado Livre que “lamenta que alguns usuários tenham experimentado dificuldades em sua plataforma durante a Black Friday. A empresa está analisando o pedido de esclarecimento do Procon-SP, bem como todas as queixas apresentadas à entidade, respeitando todos os prazos de resposta. Cabe mencionar que o Mercado Livre vendeu mais de 2,8 milhões de produtos apenas na sexta-feira da Black Friday, o que indica que o número de queixas apresentadas no período representa uma mínima fração dos milhões de brasileiros que usufruíram da plataforma e de suas promoções durante a data.”

Na sequência, vem o Carrefour, com 86 reclamações. No levantamento anterior, considerando as reclamações até sábado (25), Magazine Luiza, Netshoes e Época Cosméticos tiveram mais queixas. No entanto, na atualização do Procon, essas varejistas somavam 85.

Casas Bahia, Extra e PontoFrio tiveram 53 reclamações no Procon de São Paulo. Enquanto a Amazon foi alvo de consumidores com 29 registros de queixas.