Mercado Livre, Shopee, Amazon: e-commerces estrangeiros dominam o Brasil, aponta pesquisa
As empresas estrangeiras Mercado Livre, a Shopee e a Amazon são as dominantes do e-commerce brasileiro, aponta pesquisa da Conversion.
O levantamento mapeou o número de acessos dos e-commerces de janeiro até agosto de 2022, identificando que as marcas internacionais despontam da concorrência no Brasil.
O argentino Mercado Livre registra 13,8% do total de visitas, a empresa de Singapura Shopee 10,1% e o braço nacional da norte-americana Amazon 6,8%. Juntos, eles somaram cerca de 700 milhões de acessos únicos em agosto.
Segundo a Conversion, esse número representa 30% de todo o tráfego do comércio eletrônico.
O levantamento destaca ainda que, entre as dez plataformas mais acessadas do comércio eletrônico no Brasil hoje, cinco são do exterior: além de Mercado Livre, Shopee e Amazon, estão na lista ainda a chinesa AliExpress e a sul-coreana Samsung.
Ranking de audiência no e-commerce
- Mercado Livre
- Shopee
- Amazon
- Americanas
- Magazine Luiza
- AliExpress
- Ifood
- Casas Bahia
- Netshoes
- Samsung
Festividades de fim de ano prometem movimentar o setor
Em agosto, mesmo com o Dia dos Pais, a Conversion aponta que o setor de e-commerce passou por uma retração, registrando queda de 1,2% no mês.
O estudo aponta que a partir de agora, o setor começa a contar os dias para datas mais intensas de consumo, como o Dia das Crianças, a Black Friday, em novembro, e as festas de fim de ano, em dezembro.
“Tudo isso sem contar a proximidade da Copa do Mundo, cujos efeitos já se farão sentir nas próximas semanas, em segmentos como o de eletroeletrônicos, de vestuário e de turismo, por exemplo”, diz.
Com isso, a expectativa é de que, se mantiverem o ritmo de crescimento até o fim do ano, as plataformas chinesas podem chegar muito próximo da liderança no ranking do e-commerce nacional.
“As plataformas asiáticas conseguiram perceber uma grande lacuna no e-commerce global, que é o ticket baixo. A partir disso, criaram muito senso de urgência com suas promoções, promovendo uma verdadeira experiência de busca de achados, o que acaba estimulando as pessoas a passarem cada vez mais tempo dentro do site e do app”, avalia Diego Ivo, fundador da Conversion.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!