Empresas

Mercado Livre (MELI34) vai mais que dobrar operação no Brasil; investimento no país deve ser ainda maior em 2025

24 set 2024, 13:43 - atualizado em 24 set 2024, 13:43
mercado-livre-jpg
(Imagem: Reuters/Divulgação Mercado Livre)

O Mercado Livre (MELI34) anuncia a ampliação da sua operação logística no Brasil. Segundo a empresa de e-commerce, será um crescimento de mais 100% no número de Centros de Distribuição Fulfillment (CDS) até o fim de 2025.

O objetivo é sair de 10 operações em CDS para a marca de 21 com a ampliação da cobertura em outras regiões do país, além do Sudeste, chegando mais próximo das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país.

  • Trio de especialistas considerados “Titãs do Mercado” de Small Caps participará de evento gratuito no dia 24; veja como assistir

Atualmente, são cinco centros em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um na Bahia, dois em Minas Gerais e um em Santa Catarina. Além de novos quatro centros em SP, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Ceara, Paraná também irão receber unidades de distribuição até o final do ano que vem.

“É uma aposta no Brasil e no e-commerce”, disse Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do ML durante o evento Mercado Livre Experience 2024. “Toda essa ampliação logística está prevista nos investimentos anunciados no começo de 2024”, completa.

Foi anunciado, no início do ano, um investimento de R$ 23 bilhões no Brasil e os planos, segundo o VP, são de que a companhia cresça ainda mais esse investimento no país para o próximo ano, mas informa que ainda não possuem uma estimativa concreta. Vale destacar que Brasil representa hoje cerca de 53% das vendas totais do Mercado Livre.

Outro anúncio feito durante o evento, que também impacta a distribuição, foi o aumento da frota aérea disponível para as entregas no país até o final de 2025. Serão adicionadas outras duas novas aeronaves cargueiras, em parceria com a GOLLOG, totalizando nove dedicadas à estratégia de expansão regional.

Além disso, já este ano, o Mercado Livre anunciou a otimização nos trajetos que já são realizados e duplicou a capacidade de seu Air Hub em Guarulhos, aumentando o potencial.

Ainda no intuito de aumentar a capacidade logística, informaram que cerca de 330 robôs autônomos já ajudam nos galpões logísticos e que são responsáveis por reduzir em 20% o processamento de pedidos.