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Mercado Livre (MELI34): Investimento bilionário vai assombrar Magalu (MGLU3), Americanas (AMER3) e outras varejistas?

27 mar 2024, 16:31 - atualizado em 28 mar 2024, 17:54

Os planos do Mercado Livre (MELI34) de investir R$ 23 bilhões no Brasil em 2024 podem assombrar Magazine Luiza (MGLU3) e Americanas (AMER3). É o que afirma a analista da Empiricus Research Larissa Quaresma, ao avaliar que os varejistas de e-commerce nacionais estão “muito atrás” da empresa argentina.

“À medida que Mercado Livre vem investindo no Brasil, vai aumentando a força competitiva entre ela e as concorrentes. Esse investimento é necessário e importante para manter essa posição competitiva privilegiada”, afirmou Quaresma, no programa Giro do Mercado desta quarta-feira (17).

Para conquistar tal superioridade, a analista diz que a companhia terá que investir mais em logística e entregar um nível de serviço ainda melhor. “Mais entregas no mesmo dia e sem atraso, que são muito importantes para o comprador de e-commerce, aliadas à experiência no aplicativo e site”, destacou.

O valor que o Mercado Livre quer investir em território brasileiro é 21,1% maior do que o montante aplicado em 2023. Um ano antes, esse crescimento já tinha sido de 11,5%.

Segundo a Quaresma, no momento, Magalu, Casas Bahia e Americanas não estão no páreo para bater de frente com o Mercado Livre no país. “Com a recuperação judicial da Americanas e o Magalu em uma situação financeira ainda aquém do que já foi no passado, estamos vendo esse mercado de varejo, principalmente de bens duráveis, se concentrar em Mercado livre e Amazon”, reiterou. 

O e-commerce brasileiro é muito concentrado. É um tipo de negócio que, pela complexidade de logística, precisa de muita escala para justificar um investimento e acaba gerando uma barreira de escala muito grande para quem pensa em entrar nesse mercado”, disse.

A analista ressalta ainda que o “grande competidor” de Mercado Livre no Brasil é a Amazon (AMZO34), que também investe “muito” no e-commerce brasileiro. “Eu vejo esses dois com as principais posições competitivas nos próximos anos aqui no Brasil. Talvez seja um mercado de: o vencedor leva tudo”, completou.

Procurada pelo Money Times, o Magalu afirmou que seu marketplace segue em forte crescimento. Em 2023, a companhia investiu entre R$ 600 milhões e R$ 700 milhões, sendo que 80% foi destinado para tecnologia. Os planos são de acelerar os investimentos para este ano — com estimativas do mercado de R$ 800 milhões.

Já a Americanas afirmou que não se manifestará.

Mercado Livre quer ampliar operações no Brasil

Segundo o vice-presidente sênior do Mercado Livre e líder das operações de marketplace da companhia no Brasil, Fernando Yunes, a aceleração dos investimentos pode ser atribuída à intenção de continuar ganhando participação no Brasil em 2024 e às expectativas de um mercado ligeiramente melhor em comparação com o ano passado.

Yunes disse à Reuters que a companhia pretende concentrar seus investimentos no país este ano em quatro áreas, sendo a logística a principal delas.

Além da abertura de um novo centro de distribuição em Pernambuco em julho ou agosto, já anunciado anteriormente, a empresa avalia outros dois armazéns no país, já que visa expandir sua presença nas regiões brasileiras onde possui menor presença.

O Mercado Livre também pretende alocar investimentos em tecnologia, na sua unidade financeira e em publicidade, reunida sob o Mercado Ads.

Veja a entrevista com a analista da Empiricus na íntegra!

*Com informações da Reuters

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