Money Times Entrevista

Mercado Livre (MELI34): A estratégia da companhia que nem Magalu, Casas Bahia ou outra tem

16 abr 2024, 17:55 - atualizado em 16 abr 2024, 17:55
semana do consumidor
Mercado Livre fala sobre investimentos e estratégia em Mercado Play, plataforma gratuita de streaming (Imagem: Reuters/Divulgação Mercado Livre)

O Mercado Livre (MELI34) tem planos ambiciosos para a expansão de seu ecossistema no Brasil e América Latina. A companhia está focada em sua plataforma Mercado Play, que oferece serviço de streaming gratuito.

Pablo Garcia, vice-presidente de loyalty e entertainment do Mercado Livre, contou ao Money Times o que a empresa visa com a expansão da plataforma, que já atinge a marca de mais de 2 milhões de usuários em sete países da América Latina.

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Ele aponta que o serviço é uma porta de entrada para novos usuários, além de incrementar o leque de serviços oferecidos pelo Mercado Livre — que além de e-commerce, conta com outras plataformas, como o Mercado Pago.

A companhia vem investindo também em Meli+, o programa de fidelidade da companhia, que reúne acesso à streamings como Disney+ e Star+, além de frete grátis no Mercado Livre, por R$ 17,99. Garcia promete que no segundo semestre chegarão novidades para o serviço, parte dos objetivos ambiciosos da companhia.

Confira a íntegra da entrevista com Pablo Garcia, vice-presidente de loyalty e entertainment do Mercado Livre

Money Times: Qual o objetivo do Mercado Livre com a expansão do Mercado Play no Brasil e América Latina?

Pablo Garcia: Para contexto, Mercado Play é um pilar fundamental de nossos esforços de construir o melhor programa de engajamento para Mercado Livre e Mercado Pago na região.

Mercado Play é algo que ninguém tem – de nossos competidores –, é uma vantagem competitiva porque temos um programa de streaming grátis para todos os usuários.

Isto é muito importante porque na América Latina e Brasil é a mesma coisa: mais de 40% da população não tem uma assinatura de streaming.

MT: De que maneira Mercado Play se alinha com o restante do ecossistema do Mercado Livre?

PG: O que estamos olhando é que os usuários de Mercado Play, aproximadamente 47%, são compradores do Mercado Livre, e 53% não.

Então acreditamos que para os usuários de Mercado Livre é um bom serviço e estão valorizando isso. Mas também há o resto dos habitantes do Brasil.

É uma alavanca para Mercado Livre para trazer novos usuários ao ecossistema, ou seja, esses 53% que estão visitando ao Mercado Livre por conta do conteúdo de Mercado Play. E para o Mercado Livre é um meio importante para capturar [novos usuários].

MT: O Mercado Play vai se manter gratuito a médio/longo prazo?

PG: Mercado Play vai ser sempre gratuito e complementa o Meli+, o serviço de fidelidade com uma assinatura paga que dá acesso a conteúdo mais premium, de Disney+, Star+, Paramount+ ou Max.

Então há acesso a uma série de conteúdos em Mercado Play, são mais de 10 mil horas e 2 mil títulos e estamos crescendo, e para outros títulos mais premium o usuário pode assinar a Meli+ e ter grátis esses serviços de streaming.

Mas Mercado Play será sempre gratuito.

MT: Mercado Livre quer se posicionar diante de outros nomes do streaming com Mercado Play?

PG: O Mercado Play é um meio para um fim. É uma parte fundamental de nosso ecossistema, para trazer valor para os usuários, mas também para anunciantes.

Nós temos Mercado Ads, que é nossa unidade de negócio de anúncios. Nós temos informações de mais de 100 milhões de usuários para construir audiências únicas para anunciantes.

Em Mercado Livre, oferecemos anúncio de performance, de diplay e awareness, mas não tínhamos vídeo. Então Mercado Play é nossa solução de vídeo para anunciantes, para oferecer todas as ferramentas para construir marca.

Mercado Play é uma peça fundamental de nosso ecossistema, para Ads, por exemplo, e para trazer novos usuários e oferecer valor para os atuais consumidores de Mercado Livre.

MT: Mercado Play é mais uma estratégia para complementar o ecossistema?

PG:  Nossa principal vantagem competitiva é o ecossistema: Mercado Pago, Mercado Livre, Ads, e agora Play.

Para trazermos alguns exemplos de como funciona, o consumo de conteúdo em Mercado Play, por exemplo, acontece pela noite, após 20h/21h da noite e fim de semana, que é o senso comum de consumo de conteúdo.

Esses são os momentos que o marketplace tem uma menor tração, então o complemento do marketplace que Mercado Play está trazendo são novas sessões para o ecossistema, para comprar no Mercado Livre.

Então tudo tem a ver com tudo, porque Mercado Ads tem solução de vídeo, Mercado Play traz esses usuários pela noite e fim de semana, as audiências de Mercado Livre são importantes para alavancar Mercado Play e Ads, Mercado Livre e Mercado Pago trazem outros usuários, com outros perfis.

A principal vantagem competitiva que torna Mercado Livre uma companhia única é esse ecossistema, e Mercado Play é um componente muito importante para isso.

MT: Como funciona o retorno do investimento em Mercado Play, tendo em vista a gratuidade do serviço?

PG: Nós temos Mercado Ads que é nossa unidade de negócio, que tem um lado comercial, que vende soluções de anúncios, não só de vídeos, mas de perfomance, que trabalha com marcas, com vendedores do marketplace e do Mercado Livre.

Então Mercado Play é um formato adicional que monetiza através de Mercado Ads. É uma fonte para Mercado Play e nós também estamos olhando os benefícios proporcionados para Mercado Livre e Mercado Pago como uma forma também de medir o impacto positivo do Mercado Play no ecossistema.

MT: Quais números vocês abrem sobre o investimento em Mercado Play e a expansão aqui no Brasil?

PG: Não compartilhamos investimentos, mas estamos felizes com os resultados que estamos vendo.

Lançamos há seis meses e nos primeiros quatro chegamos a 1 milhão de espectadores, um mês depois chegamos a 2 milhões, um crescimento exponencial.

Estamos acrescentando conteúdos, com mais inteligencia, está funcionando muito bem. Nós estamos aprendendo por aqui.

No Mercado Livre, temos um conceito de aprendizado contínuo, então estamos a todo tendo testando e como isso é novo, nenhum marketplace ou concorrente, tem uma plataforma como Mercado Play, estamos trazendo algo inovador e também entregando muito valor para as marcas.

Temos mais de 120 marcas trabalhando para Mercado Play, então temos um interesse tanto de audiência quanto para marca, o que é um bom indicador do potencial.

MT: Quais são os próximos passos a curto/médio prazo?

PG: Estamos integrando muito os esforços de Mercado Play com Meli+ [programa de fidelidade pago].

Também buscamos trabalhar com marcas, em um lugar de conteúdo original. Temos todo um esforço aqui sempre voltado para os usuários e para as marcas.

Nossos esforços para os próximos meses vão estar focados nesses dois pilares.

MT: Como vão funcionar os planos de produção com marcas? 

PG: A prioridade vai ser um trabalho com marcas para produzir ou fazer coisas conjuntas, esse vai ser nosso foco.

Para nós é muito importante oferecer um produto para as marcas que é bem diferenciado, bem customizado. Então podemos trabalhar em awareness, depois performace, fases do funil e medir tudo isso.

Conteúdo será uma parte fundamental do topo do funil.

MT: Quais são os principais desafios e oportunidades que estão sendo encontrados?

PG: Tudo que fazemos é tentar completar ou fortalecer o ecossistema.

Nós temos mais de 100 milhões de usuários, muita informação de comportamento, uma unidade de negócio em Mercado Ads, uma fintech com outros milhões de usuários, então Mercado Play faz muito sentido quando você tem tudo isso, porque fortalece nossa proposta.

E temos todas as alavancas do Mercado Livre e Mercado Pago para trazer usuários e oferecer serviços para as marcas. É difícil executar às vezes, porque é um objetivo bem ambicioso, mas tem todo sentido para Mercado Livre fazer isso.

*A entrevista foi traduzida do espanhol para o português.

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