Mercado global está exigindo maior prêmio de risco do Brasil, avalia BB
O BB Investimentos avalia que o mercado global está exigindo mais prêmio para o risco país brasileiro, conforme revela o comportamento do CDS (Credit Default Swap), um seguro para a dívida brasileira, do Brasil de 5 anos.
Em relatório assinado por Renato Odo e José Roberto dos Anjos, o banco explica que hoje o CDS apresentou mais um expressivo incremento, no histórico do derivativo, em forte proporção de alta, aproximando-se em pouco tempo do próximo nível de resistência, em 195 pontos.
“Em outras palavras, o mercado global vem ampliando a exigência de prêmio de risco para operar os ativos domésticos e, neste momento, a tendência então configurada pode afetar de modo mais agressivo o comportamento das debêntures monitoradas, em relação ao preço”, ressaltam.
Nos 50 papéis acompanhados, se repetiu a inexpressiva variação média de 0,1% na semana, ainda que 30 papéis tenham variado positivamente em preço.
“Mais uma vez, a análise gráfica revela que o perfil destas altas se mostra menos consistente, seja pela baixa amplitude de oscilação, seja pela proximidade dos topos históricos. Recomenda-se, portanto, especial cautela na montagem de estratégias operacionais, com acompanhamento estrito da inclinação da curva DI e do comportamento do CDS Brasil de 5 anos”, conclui o BB.