Educação Financeira

Mercado financeiro: Ex-atleta e empresário Diogo Larcerda ensina como começar a investir

06 abr 2023, 6:30 - atualizado em 06 abr 2023, 15:35
Mercado Financeiro
Mercado financeiro: Estratégias fundamentais usada por empresário para começar a investir com o pé direto. (Imagem: Divulgação)

O número de entrantes no mercado financeiro não para de crescer. A cada ano que passa, mais trabalhadores decidem investir com a expectativa de aumentar a renda familiar.

No entanto, o universo da bolsa de valores e das aplicações financeiras não é tão simples assim, o que pode trazer perdas significativas a quem ainda está dando os primeiros passos no mundo das finanças.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

De todo modo, há algumas diretrizes que podem ajudar a minimizar as perdas e a aumentar as chances de sucesso.

Diogo Lacerda, especialista em investimentos e sócio do DRD Business, escritório vinculado a ONIL Group, corporação especializada em operações de compra e venda de ações, é referência na gestão de ativos, fundos de investimentos e negócios. No entanto, ele também sabe o que é ser novato nesse mercado.

“Algumas dicas bem práticas podem ajudar quem está começando. Eu mesmo gostaria de ter seguido essas recomendações lá trás, sei que minha jornada teria sido mais tranquila”, diz o investidor, que conta com mais de 200 mil seguidores no Instagram interessados em aprender mais sobre operações financeiras.

Confira, a seguir, cinco dicas de Diogo Lacerda para começar com o pé direito na bolsa de valores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conheça o seu perfil de investidor

O primeiro passo para investir bem é conhecer o seu perfil de investidor. Em geral, os perfis são classificados em três categorias:

  • conservador, ou seja, mais avesso ao risco;
  • moderado, aquele que está disposto a correr algum risco em busca de rendimentos melhores; e
  • arrojado, quem busca os melhores retornos possíveis em operações mais arriscadas.

Com base em um desses modelos, é possível identificar as suas expectativas no mercado e a sua tolerância ao risco.

Vale destacar que o perfil não é algo permanente. O investidor, ao longo do tempo, pode mudar estratégias e necessidades, adotando características que melhor se adequem ao seu momento.

Tenha um alvo claro

Investir só por investir quase nunca dá certo. Sendo assim, é importante ter alvos, metas e planos. O que você quer alcançar por meio das operações no mercado financeiro?

Veja se o seu objetivo é viajar, comprar um imóvel, pagar os estudos dos filhos etc. Isso ajuda a direcionar os investimentos e a definir o prazo para resgate das aplicações.

Diversifique

Diversificar as aplicações é a regra de ouro do mercado financeiro, porque é o melhor método para proteger a sua carteira de eventuais perdas e aumentar as chances de ganhos.

Na prática, trata-se de montar uma carteira com diversos ativos e de setores diferentes. Quando um se desvalorizar, os demais devem compensar o prejuízo. Se investir em um só ativo, a chance de quebrar em períodos de baixa é muito grande.

Aprimore os conhecimentos

Os melhores investidores são aqueles que se atualizam sobre o mercado constantemente. Por isso, é importante ler o noticiário de economia e negócios diariamente. Além disso, faça cursos para entender como o mercado funciona e melhorar as habilidades de investimento.

Busque o apoio de especialistas

Graças à internet, nunca foi tão fácil encontrar especialistas dispostos a compartilhar parte de seus conhecimentos com quem está começando ou quer aprimorar as capacidades para investir no mercado financeiro.

A grande vantagem é conhecer os métodos e as estratégias utilizadas por investidores mais experientes. Sabendo mais sobre o mercado, o iniciante, com o tempo, também poderá elaborar sua própria metodologia para operações na bolsa.