Mercado está dividido sobre próxima alta nos juros dos EUA, no dia seguinte ao Fed
O mercado financeiro está dividido em relação ao tamanho da próxima alta na taxa de juros nos Estados Unidos, no dia seguinte à decisão do Federal Reserve. Apesar de ter promovido o quarto aumento seguido à dose de 0,75 ponto percentual (pp) e sugerido uma desaceleração no ritmo de aperto a partir de dezembro, os investidores não estão convencidos.
Isso porque o presidente do Fed, Jerome Powell, tratou de afastar qualquer expectativa de pausa ou mudança de postura (“pivô”), ao afirmar que a taxa terminal de juros deve ser maior do que o imaginado anteriormente. Mais que isso, Powell afirmou que “qualquer decisão” pode ser tomada na próxima reunião.
“A decisão do Fed e a sinalização de Powell jogam parte relevante dessa tese que vinha animando o mercado por água abaixo”, comentou o CIO da TAG Investimentos, Dan Kawa, pelas redes sociais.
Aposta volátil
No mercado futuro dos Fed Funds, que indicam as apostas em relação aos próximos passos do Fed, o placar está dividido – e volátil. Mais cedo, havia uma chance ligeiramente majoritária (52%) para um aumento de 0,50 pp na última reunião deste ano. Porém, há pouco, houve uma inversão, com a aposta de nova alta de 0,75 pp passando a ter mais probabilidade, com 52,8%.
“Com números de emprego ainda fortes e dados de inflação longe de mostrarem uma acomodação, o Fed tem o dever fiduciário em manter seu plano de voo”, conclui Kawa.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!