Economia

Mercado espera payroll, enquanto corrida eleitoral pega fogo: Veja o que movimenta a quinta-feira

06 out 2022, 8:17 - atualizado em 06 out 2022, 9:24
Eleições 2022
Bolsonaro diz que pesquisas influenciaram no resultado do primeiro turno.  (Imagem: REUTERS/Mariana Greif)

Dia de agenda econômica praticamente esvaziada. O mercado quer saber que dados o payroll de setembro trará sobre o mercado de trabalho americano.

No relatório ADP, divulgado ontem, a criação de vagas veio acima das projeções. Foram 208 mil postos de trabalho criados pelo setor privado, ante as expectativas de 200 mil novas vagas.

O mercado de trabalho aquecido é um dos fatores que está pressionando a inflação nos Estados Unidos para cima.

Com isso, o Federal Reserve será obrigado a elevar ainda mais as taxas de juros na tentativa de frear a economia.

Na reunião de setembro, o Fed elevou a taxa em 0,75 ponto percentual e não descartou uma nova alta do mesmo patamar em novembro.

Por aqui, a parte econômica fica por conta da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), que divulga os dados consolidados da balança comercial de setembro.

Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) libera o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga o levantamento da safra de grãos para outubro.

Confira outros destaques desta quinta-feira (6):

Política

A corrida para o segundo esquentou ao longo da semana. Além dos apoios que Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) estão recebendo de outros políticos, celebridades e economistas, e da guerra de fake news envolvendo questões religiosas, Bolsonaro reforçou a sua desconfiança em relação às pesquisas eleitorais.

Segundo o presidente, o resultado apresentado pelos institutos de pesquisa, que apontavam para até 10 pontos percentuais de diferença entre os candidatos, influenciaram no resultado do primeiro turno.

“Tá na cara que isso é coisa feita com má-fé para atender interesse de quem pagou aquela pesquisa”, disse em live.

Já Lula, embora tenha conseguido o apoio de nomes de peso da economia, ainda é cobrado de apresentar um plano econômico para o seu governo e uma solução para a questão fiscal de 2023.

E por falar em pesquisas, o PoderData, realizado entre os dias 3 e 5 de outubro, apontam para vitória de Lula, com 52% dos votos válidos. Bolsonaro tem 48% das intenções.

Economia

Confira a agenda de indicadores desta quinta-feira (6):

Horário País Indicador
Dia todo China Feriado
08h Brasil IGP-DI (setembro)
08h30 Zona do Euro Ata do Banco Central Europeu
09h Brasil Venda de veículos (setembro)
09h30 EUA Pedidos semanais de seguro-desemprego

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar