Mercado do Reino Unido perde £ 300 bi em primeiro mês de Truss
Um primeiro mês conturbado para o governo de Liz Truss apagou pelo menos £ 300 bilhões (US$ 340 bilhões) dos mercados de ações e títulos do Reino Unido.
Embora os ativos globais tenham sido afetados por esforços de banco centrais para controlar a inflação, a confiança no Reino Unido foi abalada.
A liquidação de setembro devido a preocupações com cortes de impostos sem respaldo fiscal levou a libra a uma mínima recorde em relação ao dólar, provocou uma intervenção do Banco da Inglaterra e o governo teve que voltar atrás em meio a questionamentos sobre credibilidade.
“O feedback que recebemos dos investidores é que eles consideram o Reino Unido ‘ininvestível’ enquanto houver esse caos governamental”, disse o estrategista da Liberum Capital, Joachim Klement.
Mesmo após se recuperar um pouco este mês, o índice FTSE 350 — que engloba os papeis de grande exportadores do FTSE 100 e as empresas focadas no mercado doméstico do FTSE 250 — amarga uma perda de cerca de £ 77 bilhões desde o fechamento de 2 de setembro, o último dia de negociação antes do Partido Conservador escolher Truss como líder, segundo dados compilados pela Bloomberg.
O valor de mercado dos gilts monitorados por índices da Bloomberg caiu cerca de £ 200 bilhões nesse período. Isso reflete tanto uma liquidação global no mercado de renda fixa quanto preocupações específicas com o Reino Unido.
No mês passado, houve o maior salto já registrado nos yields de notas do governo britânico de 10 anos. Eles ultrapassaram 4% pela primeira vez desde 2010.
Títulos de grau de investimento denominados em libras perderam £ 26 bilhões no mesmo período, reduzindo o valor de mercado de um índice da Bloomberg que acompanha esses ativos ao nível mais baixo desde janeiro de 2014. Um indicador de títulos de grau especulativo denominados em libras — dos quais empresas britânicas respondem por cerca de 90% — viu seu valor de mercado cair em £ 1,8 bilhão.
Truss procurou acalmar preocupações do mercado em um discurso na conferência de seu partido em Birmingham na quarta-feira. No entanto, a libra estendeu sua queda após o discurso enquanto o dólar se fortalecia.
Em meio à confusão sobre os planos do ministro das finanças Kwasi Kwarteng de divulgar previsões sobre as contas públicas, o governo pode ser pressionado a ajustar ainda mais suas políticas se essas estimativas não tranquilizarem os mercados, disse Christy Wilson, sócia da Katten Muchin Rosenman, escritório de advocacia que assessora o setor financeiro.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!