Mercado diverge do governo e estima economia de R$ 40 bi no pacote de corte de gastos; veja os cálculos de Itaú, Santander e Warren
O mercado está cético quanto ao potencial do pacote de corte de gastos anunciado pelo governo na quarta-feira (27). A estimativa do governo é que as medidas levem a uma economia de R$ 71,9 bilhões nos próximos dois anos, sendo R$ 30,6 bilhões em 2025 e R$ 41,3 bilhões em 2026.
As medidas incluem:
- Reajuste do salário mínimo acima da inflação, mas “de forma sustentável”.
- Idade mínima para militares entrarem na reserva.
- Limite para transferências de pensões militares.
- Abono salarial restrito a quem ganha até R$ 2.640, corrigido pela inflação até atingir 1,5 salário mínimo.
- Crescimento das emendas parlamentares abaixo das regras fiscais.
Segundo o Executivo, as propostas que devem gerar as maiores economias são: salário mínimo, com R$ 2,2 bilhões em 2025 e R$ 9,7 bilhões em 2026; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com R$ 4,8 bilhões e R$ 5,5 bilhões; e Desvinculação de Receitas da União (DRU), com R$ 3,6 bilhões e R$ 3,8 bilhões.
As estimativas do mercado, no entanto, divergem das anunciadas pela equipe econômica do governo.
O Itaú BBA diz que o pacote, na verdade, tem potencial de economizar R$ 53 bilhões em dois anos, sendo R$ 23 bilhões no ano que vem e R$ 31 bilhões no próximo.
Já a Warren Investimentos estima uma contenção de R$ 45,1 bilhões, com R$ 19,2 bilhões em 2025 e R$ 25,9 bilhões em 2026. Também na casa dos R$ 40 bilhões, o Santander projeta uma economia de R$ 40,3 bilhões, de R$ 17,3 bilhões e R$ 23 bilhões em cada ano.
O que o mercado diz sobre as medidas?
Para o Itaú, o pacote de corte de gastos veio aquém do esperado e com poucas mudanças estruturais. Além disso, pode ser insuficiente para o cumprimento do limite de despesas do arcabouço até 2026.
O banco explica que a diferença para as estimativas do governo vem principalmente de uma menor expectativa de ganhos com reforço de medidas antifraude. O Executivo também espera uma economia com a prorrogação da DRU.
Os especialistas dizem que, se os programas pé-de-meia e vale-gás entrarem no orçamento e nas estatísticas fiscais — conforme anunciado pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad –, ajudará a diminuir parte das preocupações com criatividades contábeis, embora sem implicar na economia fiscal.
- Mercado reage a pacote de gastos e isenção de até R$ 5 mil no IR: Entenda todas as medidas anunciadas pelo governo e como isso mexe com seu bolso!
“A economia prevista com as medidas em 2026 é de R$ 31 bilhões, frente a uma necessidade estimada de R$ 35 bilhões. Além disso, o pacote traz mais medidas de ganho de flexibilidade orçamentária (R$ 17 bilhões) do que de redução efetiva de gastos (R$ 14 bilhões), sendo uma incerteza adicional quanto à capacidade de transformar o ganho de flexibilidade em cortes efetivos, que tendem a ser necessários à frente”.
Em linha, a Warren afirma que os efeitos fiscais são menores do que os esforços requeridos para se cumprir a meta fiscal do ano que vem. Também são insuficientes, mesmo no caso da estimativa do governo, para produzir superávit primário em horizonte próximo.
Além disso, o economista-chefe da casa, Felipe Salto, diz que o anúncio da mudança da faixa de isenção do imposto de renda acabou maculando o eventual efeito positivo do pacote.
Apesar disso, Salto reforça que as medidas são “relevantes e estão na direção correta”.
O Santander também afirma que as medidas são importantes, mas ressalta que criam incerteza até que o potencial seja concretizado.
“Uma avaliação geral indica que o pacote visava estender o novo arcabouço fiscal até 2026 por meio da redução de despesas obrigatórias e cumprimento do teto de gastos. No entanto, esse alívio será usado para outras despesas discricionárias. Ou seja, essas medidas não alteram metas ou expectativas para o resultado fiscal”, diz Ítalo Franca, chefe de política fiscal do banco.
As estimativas para o pacote de corte de gastos
Itaú BBA
Medidas | 2025 e 2026 – Estimativa do governo (R$ bilhões) | 2025 e 2026 – Estimativa do Itaú BBA (R$ bilhões) |
---|---|---|
Medidas pente-fino/focalização/admin | 16 | 9 |
1. Reforço antifraude (BPC e Bolsa Família) | 14 | 8 |
2. Regulamentação super-salários setor público, considerando compensação quinquênio | 0 | 0 |
3. Faseamento concursos públicos | 2 | 1 |
Medidas estruturais/diminuição aumento | 17 | 14 |
1. Limitação de crescimento do salário mínimo | 12 | 11 |
2. Redução gradual do abono salarial | 1 | 0 |
3. Previdência Militares (ajustes pontuais) | 2 | 2 |
4. Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) | 2 | 2 |
Aumento de flexibilidade | 31 | 30 |
1. Emendas parlamentares vinculadas à Saúde | 14 | 13 |
2. Repasse condicional para Cultura | 3 | 3 |
3. Fundeb para matrículas em tempo integral | 10 | 10 |
4. Subsídios | 4 | 4 |
Medidas sem impacto direto | 7 | – |
1. Restrição de benefícios tributários | 0 | – |
2. Despesas de pessoal limitadas a partir de 2027 | 0 | – |
3. Prorrogação da DRU até 2032 | 7 | – |
Medidas orçamentárias | 0 | – |
1. Pé-de-meia e vale gás dentro do orçamento | 0 | – |
TOTAL | 72 | 53 |
Warren
Medidas | 2025 – Estimativa do governo (R$ bilhões) | 2026 – Estimativa do governo (R$ bilhões) | 2025 – Estimativa da Warren (R$ bilhões) | 2026 – Estimativa da Warren (R$ bilhões) |
---|---|---|---|---|
Abono Salarial | 0,1 | 0,6 | 0,1 | 0,6 |
Fundeb | 4,8 | 5,5 | 4,8 | 5,5 |
DRU | 3,6 | 3,8 | 0,0 | 0,0 |
Subsídios e subvenções | 1,8 | 1,9 | 0,7 | 1,0 |
FCDF | 0,8 | 1,5 | 0,1 | 0,2 |
Salário Mínimo | 2,2 | 9,7 | 2,3 | 6,3 |
BPC/Bolsa Familia/Biometria | 6,5 | 7,5 | 2,6 | 3,8 |
Aldir Blanc | 2,0 | 1,0 | 1,2 | 0,5 |
Militares | 1,0 | 1,0 | 1,0 | 1,0 |
Provimento e Criação de Cargos | 1,0 | 1,0 | 1,0 | 1,0 |
Emendas | 6,7 | 7,7 | 5,4 | 6,1 |
TOTAL | 30,6 | 41,3 | 19,2 | 25,9 |
Santander
Medidas | 2025 e 2026 – Estimativa do governo (R$ bilhões) | 2025 e 2026 – Estimativa do Santander (R$ bilhões) |
---|---|---|
Emenda constitucional | 24,5 | 13,3 |
Abono salarial | 0,7 | – |
Fundeb | 10,3 | 9 |
DRU | 7,5 | – |
Subsídios e concessões | 3,7 | 2 |
FCDF | 2,3 | 2,3 |
Lei Complementar | 30,9 | 16 |
Salário mínimo | 11,9 | 9 |
Bolsa Família | 5 | – |
BPC | 4 | – |
Aldir Blanc | 3 | 3 |
Biometria para acesso a benefícios | 5 | 2 |
Militar | 2 | 2 |
Outros | 2 | – |
Emenda parlamentar – Saúde | 14,4 | 11 |
TOTAL | 71,9 | 40,3 |