Mercado deve começar a ficar volátil e irracional, avalia Banrisul
A equipe de análise da corretora do Banrisul realizou três mudanças em sua carteira recomendada mensal divulgada na última terça-feira (7) à noite. Saíram do portfólio os papéis da Kroton (KROT3), Direcional (DIRR3) e Valid (VLID3) para abrir espaço às ações da Vivo (VIVT4), Even (EVEN3) e Vulcabras (VULC3).
Os analistas Fabio Francisco Gonçalves e Guilherme Castilho Volcato traçam um paralelo do momento atual com 2014, quando o mercado passou por meses de alta volatilidade, oscilando muito em função da alternância dos resultados apresentados pelas pesquisas eleitorais para a presidência.
“Neste sentido, até que em 2018 os ativos financeiros estão se comportando muito bem até agora, dando mais atenção aos dados econômicos e operando correlacionados com o exterior. Todavia, o mais provável é que o início da campanha eleitoral deve finalmente começar a deixar o mercado mais volátil e irracional (para o bem ou para o mal)”, lembram.
Gonçaves e Volcato avaliam que com o elevado grau de incerteza, é razoável que a aversão ao risco aumente, de modo que é hora de reduzir o “beta” das carteiras, focando em empresas de menor risco e/ou que eventualmente já estejam muito descontadas. “Na dúvida, o melhor a fazer neste momento é deixar um bom $ “em caixa” e aguardar por melhores oportunidades de alocação”, ressaltam.
A carteira obteve um retorno de 6,24% em julho, contra 8,87% do Ibovespa. Em 2018, o Banrisul acumula variação positiva de 6,9% e o índice 3,68%.
Veja carteira deste mês: