Mercado de Trabalho: confira as profissões do futuro e o destaque para o TI
Até 2027, pelo menos 23% das profissões no mercado de trabalho serão modificadas. Algumas serão criadas e outras passarão por transformações.
Além disso, muitas irão ‘desaparecer’. O dado é apresentado pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria com a Fundação Dom Cabral.
Conforme o levantamento, com os avanços da tecnologia e da inteligência artificial, a tendência de evolução também se aplica no mercado de trabalho.
“Muitos deles vão ser substituídos por soluções, por algoritmos que automatizam essas funções, ou por autosserviço, como é o caso do caixa do supermercado ou caixa do banco que vai ser substituído por uma máquina e que vai atender bem, atender às necessidades do cliente”, afirma o professor Carlos Arruda, associado da Fundação Dom Cabral.
- Entre para o Telegram do Money Times!Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Profissões com alta demanda
- Especialista em machine learning e inteligência artificial
- Especialista em sustentabilidade
- Analista de business intelligence (BI)
- Analista de segurança da informação
- Engenheiro de fintech
- Analista e cientista de dados
- Especialista em Big Data
- Operadores de equipamentos agrícolas;
- Especialistas em transformação digital
- Desenvolvedores de blockchain
Tecnologia da Informação
A área da tecnologia da informação (TI) se mantém em alta, sobretudo com a ascensão da inteligência artificial.
De acordo com pesquisa da FEEx – FIA Employee Experience, os colaboradores do segmento recebem 84% mais convites para participar de processo seletivo em outra organização. Além disso, o estudo aponta a tendência para área pelas oportunidades de aprendizado, flexibilidade no trabalho e crescimento profissional.
A expectativa para o ano de 2023 é que a demanda por programadores continue em amplo crescimento. “Hoje, o grande desafio é a falta de profissionais capacitados para lidar com as novas tecnologias que surgem a cada dia”, analisa Emilia Cappi, diretora comercial e de arquitetura de soluções da Finch, segundo o g1.