Mercado cripto tem bom desempenho; confira previsões desta semana
Notícias sobre cripto na semana passada foram positivas, em que muitos criptoativos de grande capitalização passaram por ganhos significativos.
O preço do bitcoin (BTC) aumentou 8%, assim como o preço do ether (ETH) e do ripple (XRP): 31% e 9%, respectivamente. O mercado cripto como um todo aumentou 12%.
Uma grande notícia recente da Ethereum foi que o coordenador Danny Ryan anunciou que Medalla, rede de testes da Ethereum 2.0, está prevista para lançamento na próxima terça-feira (4). ETH 2.0 irá alterar significativamente como a rede opera e inclui Sharding e Casper.
Sharding se refere a uma solução de escalabilidade para a repartição horizontal de dados em uma base de dados. A implementação completa da Casper removerá o algoritmo de consenso proof-of-work (PoW) da rede e substituí-lo com proof-of-stake (PoS).
Atualmente, não há planos para reduzir a quantia total de ethers criados.
A fase inicial de desenvolvimento da ETH 2.0 está focada na criação de uma rede blockchain proof-of-stake separada que irá conectar com repartições chamadas de Beacon chain. Nele, detentores de ether com pelo menos 32 ETH poderão ganhar recompensas na forma de juros anualizados.
Uma condição para lançar uma rede de testes é ter um mínimo de 16.384 validadores participantes, em que cada um realiza o staking de 32 ETH. Essa condição foi criada para simular a rede Ethereum 2.0 o máximo possível.
Em 23 de julho, a empresa de pagamentos global Visa afirmou que “criptoativos fornecem uma forma empolgante para que continuemos fazendo o que fazemos melhorar: expandindo nossa rede de redes para apoiar novas formas de comércio”.
Visa disse estar “trabalhando junto” com plataformas cripto como Coinbase para fornecer uma ponte entre cripto e os 61 milhões de comerciantes da Visa.
A empresa afirma estar se envolvendo com regulamentadores e empresas globais para ajudar a modelar o diálogo e a compreensão sobre criptoativos.
Isso inclui conversas com o Fórum Econômico Mundial (FEM) e colaborações para criar um conjunto de recomendações políticas para moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs).
Na semana passada, o Escritório do Controlador da Moeda (OCC) dos EUA anunciou que bancos nacionais e associações federais de poupança podem fornecer serviços de custódia de criptoativos a seus clientes.
Essa nova regra se aplica a bancos nacionais e associações federais de poupança de todos os tamanhos. Brian Brooks, controlador em atuação do OCC, disse:
De cofres físicos a cofres virtuais, devemos certificar que bancos hoje atendam às necessidades financeiras de seus clientes.
Essa opinião esclarece que bancos devem continuar a satisfazer as necessidades de seus clientes para proteger seus ativos mais valiosos que, hoje em dia, para dezenas de milhões de americanos, inclui criptoativos.
O que vem por aí esta semana?
28 de julho: lançamento da segunda versão da Augur
A segunda versão da plataforma Augur está prevista para amanhã (28). A grande atualização da rede apresenta apostas denominadas em dólar, negociações mais rápidas, formação de mercado mais barata e uma nova interface de negociações.
29 de julho: hard fork Shelley da rede Cardano
Em relação à rede Cardano, a bifurcação drástica (ou “hard fork”) está prevista para esta quarta-feira (29). Shelley, atualização com foco em descentralização, irá focar na migração de uma rede federada para uma rede descentralizada, em que nós são distribuídos entre membros da comunidade.
Durante uma conferência virtual recente, Charles Hoskinson, fundador da Cardano, disse que a atualização é a mais profunda na história do projeto. O preço do ADA aumentou 18% na última semana.
30 de julho: lançamento da rede principal do Elrond
Elrond é um blockchain proof-of-stake que está previsto para lançamento na próxima quinta-feira (30). Detentores do ERD que realizaram o staking de seus tokens na rede farão parte de um evento de staking gênese que acontecerá com base em um novo contrato autônomo gênese.
31 de julho: último dia de negociação dos contratos futuros da CME
Contrato de futuros de bitcoin da CME, com o ticker BTC, é um contrato firmado em dólares oferecidos a corretores e negociadores da CME com base na Taxa de Referência do Bitcoin (BRR) da CME Crypto Facilities.
A natureza dos contratos futuros significa que precisam ser firmados em uma data pré-definida. Todos os contratos terão de ser negociados ou firmados antes dessa data.
Geralmente, existe uma queda no volume de negociações de futuros próxima à expiração, que coincide com um aumento na volatilidade e um possível short/long squeeze.
“Short squeeze” é quando o preço de um contrato sobe significativamente e posições são compradas para evitar perdas, enquanto “long squeeze” é quando o preço cai significativamente e posições são vendidas para evitar perdas.
Top 10 criptoativos da semana
Foi uma semana positiva para criptoativos na tabela de capitalização de mercado da Brave New Coin, em que a grande maioria passou por ganhos. Ether foi o ativo de maior desempenho durante a semana, aumentando em mais de 30%.
Josh Olszewicz, principal analista da Brave New Coin, afirma que o valor nocional de posições compradas na Bitfinex atingiram uma nova alta recorde. Ele sugere que isso pode indicar que compras em ETH são uma negociação aglomerada ou que um long squeeze pode estar prestes a acontecer.
Gráfico de preço do bitcoin
Os negociadores otimistas (“bulls”) de bitcoin tiveram uma semana positiva conforme o preço do bitcoin ultrapassou o nível de preço de US$ 10 mil, atingindo uma alta em dois meses.
Atualmente, o bitcoin está sendo negociado acima de US$ 10 mil após seguir um padrão crescente durante a semana passada que parece estar intacto.
Dados da Skew Analytics mostram que, recentemente, o interesse em futuros para contratos de bitcoin na CME disparou e está se aproximando de uma alta recorde em termos de dólares, que podem indicar um crescente interesse institucional na negociação de bitcoin.