Agenda do Dia

Mercado analisa pistas trazidas pela ata do Copom e Lula tem reunião com Haddad; confira a agenda desta terça (25)

25 jun 2024, 6:30 - atualizado em 25 jun 2024, 8:09
copom economia política lula haddad confira a agenda desta terça
Esperança é de que ata do Copom revele grupo disposto a reiniciar cortes de juros ainda em 2024 (Imagem: Agência Brasil)

Para esta terça-feira (25), o dia promete ser movimentado na agenda econômica brasileira, com a análise da ata do Comitê de Política Monetária (Copom).

No Planalto, a data pode ser igualmente movimentada, com reuniões envolvendo agentes do Ministério da Fazenda.

O ministro Fernando Haddad tem reuniões com nomes como Dario Durigan, secretário-executivo da Fazenda, Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária, e Marcos Barbosa Pinto, secretário de Reformas Econômicas.

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também traz a presença de nomes importantes, contando com reuniões com seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, e com o próprio Haddad. O ministro da Fazenda também participa como convidado de encontros com Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Confira a agenda do presidente Lula desta terça-feira (25)

Horário Programação Local
10h00 Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira Palácio do Planalto
11h30 Ministro da Educação, Camilo Santana Palácio do Planalto
14h40 Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil substituto, Marcos Rogerio de Souza Palácio do Planalto
15h00 Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha Palácio do Planalto
16h00 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Palácio do Planalto
17h00 Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin Palácio do Planalto

Economia

A ata do Copom será o destaque econômico do dia, enquanto o mercado procura indícios da condução das taxas de juros e probabilidade de reinício cortes ainda neste ano.

Na semana passada, o Comitê foi unânime ao optar pela manutenção na taxa de juros brasileira aos 10,50%, interrompendo o ciclo de cortes.

Os economistas consultados pelo Banco Central (BC) para o Boletim Focus semanal estimaram que a taxa permanecerá dessa forma até o final do ano. Além disso, a expectativa é de que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) terminará o ano em 3,98%, ultrapassando a estimativa anterior de 3,96%.

Olhando para o futuro, e ainda de olho no IPCA, o IPCA-15 do mês de junho, que serve como prévia para o índice oficial, será acompanhado, com expectativas para os efeitos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Confira a agenda econômica desta terça-feira (25)

Horário País Indicador
05h30 Hong Kong Balança Comercial (Maio)
08h00 Reino Unido Boletim Trimestral do BoE
08h00 Brasil Ata do Copom
08h00 Brasil Sondagem da Construção (Junho)
08h00 Brasil INCC-M (Junho)
08h30 Brasil Estatísticas Monetária e de Crédito (Maio)
10h00 EUA Índice de Preços de Imóveis (Abril)
11h00 EUA Índice de Confiança do Consumidor (Junho)
14h30 Brasil Estatísticas do Mercado Aberto (Maio)
17h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto API (Semanal)

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.