Redes Sociais

Mensagens e chamadas do Messenger poderão ser criptografadas

31 jan 2022, 14:33 - atualizado em 31 jan 2022, 14:33
Messenger Facebook
Aplicativo de mensagens busca aumentar a privacidade dos usuários mas enfrenta problemas com órgãos governamentais (Imagem: Shutterstock/A9 STUDIO)

Alguns anos após a chegada da criptografia ao Messenger – aplicativo de mensagens da Meta (FB; FBOK34) –, a empresa finalmente anunciou que a tecnologia de proteção de dados finalmente está totalmente implementada no aplicativo. Agora, mensagens, chats e chamadas de vídeos podem ser protegidos.

O recurso, que ainda é opcional, poderá ser implementado como padrão para todas as atividades no aplicativo de mensagens dentro dos próximos anos. Apesar da proposta aumentar a privacidade dos usuários, alguns governos não encararam a mudança de forma positiva.

Para os países, a adesão a criptografia de ponta a ponta (E2E, na sigla em inglês) poderia complicar atividades de investigação, facilitando a presença de atividades ilícitas na plataforma. Para a Meta, o que é uma política de privacidade, para os Estados é um problema de segurança pública.

Atualmente, o aplicativo já oferece duas opções de chat criptografados. Com o anúncio da empresa, além das mensagens de texto, outros recursos utilizados em conversas privadas também serão inseridos nas tecnologias de criptografia, como GIFs, stickers e reações a mensagens.

Por fim, outra medida de segurança será a emissão de notificações quando algum aparelho realizar uma captura de tela das conversas criptografadas – semelhante a função disponível na rede social Snapchat.