Petrobras

Menos dividendos e mais investimentos: A visão de Lula para a Petrobras (PETR4)

03 mar 2023, 13:01 - atualizado em 03 mar 2023, 13:01
Lula Petrobras
Para Lula, Petrobras deve investir em pesquisas e novas tecnologias (Imagem: Bloomberg)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou a visão que tem para a Petrobras(PETR4) em seu terceiro mandato. Para o petista, a companhia é uma empresa de energia que deve investir seus recursos em pesquisas e novas tecnologias, como o hidrogênio verde.

Ele também classificou de “loucura” os valores distribuídos em dividendos pela empresa e afirmou que, como acionista majoritário, “o governo tem que ter o poder de tomar decisões”.

Lula ainda esclareceu que pretende “abrasileirar os preços do petróleo” e que as mudanças promovidas pela Lei das Estatais, em vigor desde 2016, atrasam o processo.

“Fizeram uma mudança nas empresas estatais. [Agora], para indicar um diretor leva tempo, para indicar um conselho leva tempo. Só vamos ter o controle da Petrobras em abril e vamos discutir com mais seriedade o papel da Petrobras no desenvolvimento econômico desse País”, afirmou em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da Rádio Band News.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Questionado sobre possíveis intervenções do governo na companhia, Lula respondeu que não se trata de intervenção, mas, sim, dos “interesses brasileiros”. “A Petrobras é uma empresa para pensar a soberania energética deste País”, disse.

Mais investimentos e menos dividendos

Para o presidente Lula, os R$ 215,8 bilhões pagos em dividendos pela Petrobras (PETR4) em 2022 é “inacreditável”, uma vez que a companhia investiu pouco menos de R$ 50 bilhões no mesmo período.

“É uma loucura o que estamos fazendo de dividendos. Poderíamos ter investido metade desse valor. A Petrobras não pode parar de investir em pesquisa e novas tecnologia”, afirmou. “Temos que pensar na Petrobras como empresa, mas também como uma indústria estratégica para o Brasil. Jamais vamos querer que a Petrobras tenha prejuízo, mas ela tem que fazer investimentos”, completou em entrevista ao Reinaldo Azevedo.

Lula defendeu que os investimentos da companhia mirem em novas tecnologias e em novas formas de geração de energia.

O chefe do Executivo citou, por exemplo, pesquisas em hidrogênio verde e na segunda geração de combustíveis, como etanol e biodiesel.

Ele ainda lembrou que a descoberta do Pré-Sal foi possível graças ao alto nível de investimento em pesquisa realizado pela Petrobras em gestões passadas.

Veja a entrevista na íntegra:

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar