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Menos de 5% dos brasileiros são leais no consumo, revela pesquisa

16 out 2019, 13:52 - atualizado em 16 out 2019, 13:52
42,8% dos brasileiros amam experimentar coisas novas, tornando-se menos apegados ao que já conhecem (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O novo levantamento da Nielsen Brasil, divulgado nesta quarta-feira (16), revelou que menos de 5% dos brasileiros são de fato leais a produtos, marcas e canais varejistas.

“Com o consumidor cada vez menos fiel, são as marcas líderes que estão sendo mais impactadas, perdendo a preferência”, disse a empresa de mensuração e análise de dados.

A pesquisa ainda mostrou que 42,8% dos brasileiros amam experimentar coisas novas, tornando-se menos apegados ao que já conhecem. Apenas 19,8% tendem a ter uma marca favorita.

“Com uma rotina mais rápida e dinâmica, está muito mais fácil mudar e mais difícil se comprometer com marcas de produtos de consumo ou formatos varejistas”, comentou Cristina Alvarenga, líder da Indústria de Alimentos da Nielsen Brasil.

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Mercado competitivo

Segundo Alvarenga, o ambiente de consumo está mais competitivo. O número de lojas cresceu 15% entre 2011 e 2019, e as marcas consolidadas estão lutando cada vez mais para se destacar.

O levantamento mostrou que marcas desenvolvidas perderam mais repetidores do que a média, 52,2% contra 44%.

No total das cestas medidas, 68,3% das principais marcas perderam penetração, com movimento mais acentuado em produtos de Higiene & Beleza (85%), Alimentos (75%) e Limpeza (71,4%). Apenas em Bebidas houve percentual maior de marcas líderes ganhando penetração (58,8%).

Uma saída de reversão de quadro é dedicar mais tempo para incluir objetivos de regionalização nas estratégias da marca, comentou a Nielsen. Em 30% das categorias  analisadas, marcas líderes nacionais perderam relevância local.

O e-commerce também pode impulsionar uma marca. A pesquisa revelou que oito em cada dez consumidores  comprariam mais em lojas online se o programa de benefícios fosse atrativo.