Bebidas

Menor consumo de álcool por adolescentes desafia cervejarias

29 dez 2019, 18:20 - atualizado em 30 dez 2019, 11:43
Os dados mostram que os alunos na oitava série e colegial nos EUA continuam trocando o cigarro pelo vaping e o álcool pela maconha (Imagem: Agência Brasil)

O banco de investimentos Cowen tem uma visão cautelosa em relação às projeções de aumento do consumo de cerveja, principalmente a nacional. As cervejarias enfrentam maior concorrência de destilados e bebidas gaseificadas. Um novo estudo também indica que parte dos adolescentes nos Estados Unidos tem evitado álcool e cigarros.

Os dados mostram que os alunos na oitava série e colegial nos EUA continuam trocando o cigarro pelo vaping e o álcool pela maconha. Os adolescentes se afastam “cada vez mais de ofertas de consumo tradicionais”, disseram em relatório analistas da equipe liderada por Vivien Azer.

Para as empresas, os sinais são conflitantes. A Constellation Brands e a Brown-Forman podem levar vantagem, enquanto a Altria sairia perdendo.

“Devido ao declínio na incidência de álcool entre jovens, as mudanças nas tendências subjacentes das subcategorias serão cada vez mais importantes”, disse Azer, observando que “segmentos de cerveja, incluindo as importações, continuam a se expandir a taxas saudáveis”.

Ao mesmo tempo, o consumo de álcool e maconha está convergindo, assim como percepção de “riscos e desaprovação”, afirmou. Também há declínio do consumo de álcool ao longo da vida, talvez relacionado a um “consumidor cada vez mais consciente sobre a saúde”, afirmou.

Aqui estão algumas das implicações para as ações, de acordo com o Cowen:

– Constellation Brands: ganhou participação como líder em cerveja importada nos EUA. As marcas Modelo Especial e a família Corona oferecem crescimento e “atributos demográficos atraentes”.

– Brown-Forman: “firmemente posicionada” como categoria de destilados, continua a ganhar participação de mercado, com crescimento em bourbon e tequila premium.

– Molson Coors Brewing: A concorrência continua intensa, e a empresa ainda está “superindexada” à cerveja convencional.

– Altria: Embora os dados do estudo pareçam “desanimadores para os fabricantes”, a Cowen destacou dados da Nielsen mostrando alguma “estabilidade recente no declínio do volume de cigarros”.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar