Membro do BCE afirma que bitcoin não possui características básicas de dinheiro
Isabel Schnabel, membro do comitê executivo do Banco Central Europeu (BCE), afirma que o bitcoin (BTC) é um ativo especulativo e não se encaixa na definição de dinheiro, noticia o Decrypt.
Em entrevista ao jornal alemão Der Spiegel, Schnabel disse que, “na nossa opinião, é errado descrever o bitcoin como uma moeda, pois não cumpre com as propriedades básicas de dinheiro”.
Ela argumentou que a criptomoeda é um “ativo especulativo sem valor fundamental reconhecível” e que “é um sistema muito frágil”, pois a confiança nas criptomoedas “pode evaporar rapidamente”.
Bitcoin does not fulfil the basic properties of money. It is a speculative asset without any recognisable fundamental value and is subject to massive price swings. Trust in cryptocurrencies might rapidly evaporate, causing disruption in financials markets. 13/14
— Isabel Schnabel (@Isabel_Schnabel) April 9, 2021
Ela rejeitou a afirmação de que moedas fiduciárias também não possuem valor intrínseco:
O euro é apoiado pelo BCE, altamente confiável. E é uma moeda legal. Ninguém pode se recusar a aceitar o euro. Já o bitcoin é um assunto diferente.
Os comentários de Schnabel se remetem aos de Christine Lagarde, presidente do BCE, que afirmou que criptomoedas apresentam riscos “ao dependerem puramente da tecnologia e pelo falho conceito de não haver um emissor identificável”.
Lagarde também é contra stablecoins — criptomoedas de valor estável —, pois sua ampla adesão “pode ameaçar a estabilidade financeira e a soberania monetária”.
Em relação ao lançamento de um euro digital, a fim de complementar o dinheiro em espécie, “nada foi decidido ainda”, segundo Schnabel, citando que ainda haverá muita preparação e análise de como a criptomoeda seria implementada no sistema monetário europeu.