Comprar ou vender?

Quer dividendos extraordinários? Esta ação pode pagar alguns milhões, com retorno de mais de 30%

07 nov 2023, 16:41 - atualizado em 07 nov 2023, 16:41
dividendos
Méliuz pode pagar dividendos extraordinários de 34% (Imagem: Canva Pro)

O Méliuz (CASH3) anunciou na segunda-feira (6) a aprovação, condicionada à conclusão da venda do Bankly, de uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a redução do capital social da companhia no valor de R$ 210 milhões, mediante restituição aos acionistas em dinheiro.

Conforme o comunicado, a expectativa é de que a venda da Bankly seja concluída até o final de novembro deste ano. Após isso, serão divulgados os documentos pertinentes à convocação da Assembleia.

Na avaliação de analistas da XP Investimentos, embora não seja totalmente inesperado, o anúncio de um potencial pagamento de uma só vez é positivo, visto que a distribuição do montante total poderá resultar em um significativo dividendo extraordinário de 34%.

Em linha, o BTG Pactual avalia a redução de capital como uma surpresa positiva. Isso porque, apesar de acreditarem ser a melhor opção, parecia pouco provável, uma vez que o imposto seria mais pesado para os fundadores.

O banco destaca ainda que o mero reconhecimento desta distribuição deve ser visto como uma grande redução de risco para a tese de investimento.

“Sentimos que os investidores pareciam estar avaliando a possibilidade do excesso de caixa não sendo devolvido aos acionistas e sendo investido em algo que gera baixos retornos”, explicam.

  • Gerdau e controladora vão distribuir R$ 1,78 bi: Vale a pena ter as ações de uma das maiores pagadoras de dividendos do ano? Veja a recomendação do analista Fernando Ferrer no Giro do Mercado desta terça-feira (7), é só clicar aqui:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os passos antes da distribuição de dividendos extraordinários

O BTG elenca alguns passos que devem ocorrer antes dos investidores recebem parte do montante:

  • (i) aguardar a conclusão do Bankly (prevista para o final deste mês);
  • (ii) convocação da 1ª Reunião Geral Extraordinária Reunião (AGE);
  • (iii) convocar a 2ª AGE;
  • (iv) aguardar 60 dias para que algum fornecedor se oponha à transação.

Dessa maneira, o banco estima que todo o processo termine em algum momento entre o primeiro e o segundo trimestre de 2024.

Veja o comunicado do Méliuz na íntegra

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.