BusinessTimes

Méliuz (CASH3) melhora, mas não sai de prejuízo no 4T22; perdas no trimestre atingem R$ 5,4 milhões

14 mar 2023, 19:32 - atualizado em 14 mar 2023, 19:35
Meliuz
Excluindo as operações do Bankly, que deve ser 100% adquirido pelo banco BV, houve lucro de R$ 2,8 milhões no trimestre, informou o Méliuz (Imagem: Dropbox)

O Méliuz (CASH3) teve prejuízo líquido consolidado de R$ 5,4 milhões no quarto trimestre de 2022, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (14). O resultado representa uma melhora em relação ao resultado negativo de R$ 29,7 milhões divulgado no mesmo período de 2021.

Excluindo as operações do Bankly, que deve ser 100% adquirido pelo banco BV, houve lucro de R$ 2,8 milhões no trimestre, informou a companhia.

O Méliuz afirmou que concluiu “algumas etapas importantes” para a consolidação definitiva da aliança estratégica com o banco BV, como a assinamos do acordo comercial que permite à companhia ser remunerada por conta e cartões de crédito.

“No modelo anterior, representava um custo inicial alto: manutenção de uma conta digital gratuita, confecção do plástico do cartão físico e do kit de entrega, logística de distribuição e, no médio/longo prazo, corríamos ainda o risco de crédito inerente à operação”, listou o Méliuz.

“Com o acordo, o BV absorve também uma série de outros custos que passamos a ter no último ano, como o serviço de call center de atendimento ao cliente”, acrescentou.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do Méliuz, considerando o Bankly, ficou negativo em R$ 18,4 milhões no trimestre, ante -R$ 51,7 milhões dos últimos três meses de 2021. Sem o Bankly, o indicador ainda ficou negativo em R$ 2,3 milhões no período.

A receita líquida trimestral totalizou R$ 101,2 milhões, crescimento de 3% no comparativo anual. Dessa vez, as operações Shopping Brasil e Shopping Internacional recuaram mais de 20% cada, enquanto a participação da unidade de serviços financeiros da companhia na linha consolidada cresceu 27%.

Por conta do recuo nas operações de shopping, o GMV (volume bruto de mercadorias) da empresa totalizou R$ 1,56 bilhão no quarto trimestre, queda de 12% ano a ano.

Ao fim de 2022, o Méliuz atingiu 28,2 milhões de contas totais, crescimento anual de 25%. As contas digitais abertas acumuladas totalizaram 1,9 milhão, com cartões de crédito acumulados de 43,9 mil.

O volume total de pagamentos (TPV) atingiu R$ 694,7 milhões no quarto trimestre, sendo a maior parte ainda pelo cartão co-branded (R$ 574,9 milhões).

No ano cheio de 2022, o Méliuz reportou prejuízo líquido consolidado (incluindo Bankly) de R$ 58,1 milhões, além de Ebitda negativo de R$ 127,8 milhões e receita líquida de R$ 368,1 milhões.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar