Giro do Mercado

Méliuz (CASH3) dá adeus ao Ibovespa (IBOV); veja o que mais muda na nova carteira

31 ago 2023, 15:11 - atualizado em 31 ago 2023, 15:14

A B3 divulgou hoje (3) a terceira prévia da carteira teórica do Ibovespa (IBOV), válida para o período de setembro a dezembro. A prévia confirma a inclusão das ações da Vamos (VAMO3e Petrorecôncavo (RECV3), e a exclusão da Méliuz (CASH3).

A nova carteira deve contar com 86 papéis e 83 empresas, sendo as de maior peso: Vale (VALE3), Petrobras (PETR3;PETR4), Itaú (ITUB4) e B3 (B3SA3)

O analista da Empiricus, Fernando Ferrer, participou do Giro do Mercado desta quinta-feira (31) e comentou os impactos das mudanças. Segundo ele, as alterações são positivas pois adicionam novas empresas ao ‘mix’, aumentando assim a diversificação da carteira do índice. 

Ferrer ainda destaca que esse processo de amadurecimento deixaria o índice mais fiel à realidade da economia brasileira. 

Quais devem ser os efeitos para os papéis que entram e saem? Veja a entrevista completa clicando aqui e saiba o que esperar no longo prazo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agenda de indicadores mexe com mercado norte-americano

No cenário macroeconômico internacional, dados importantes nos Estados Unidos, como o Índice de Preços do PCE, Pedidos por Seguro-Desemprego e Gastos dos Consumidores, movimentam os mercados e norteiam as próximas decisões do Federal Reserve.

Em Wall Street, os índices abriram em alta, visto que a leitura da inflação mais aguardada ficou em linha com as expectativas e manteve as expectativas de que o Federal Reserve possa interromper seu aperto monetário.

O analista da Empiricus, Richard Camargo, também comentou os dados na edição de hoje. 

“Isso é muito positivo para as ações. Toda vez que a gente pensa em antecipação do ciclo de corte de juros… Juros mais baixos são valuations mais altos e múltiplos maiores para a bolsa, porque a bolsa tende a se tornar mais atrativa em relação à renda fixa.” Disse. 

Assista a entrevista completa e saiba quais são as perspectivas para as bolsas globais e ativos de risco daqui para frente.