Quais foram os melhores e piores investimentos em 2024?
Ainda que o ano de 2024 tenha sido um ano de altos e baixos com a alta do dólar e o índice do Ibovespa fechando em queda, algumas empresas e ativos apresentaram resultados positivos.
No Giro do Mercado desta quinta-feira (2), o editor-chefe do Money Times, Renato Carvalho destacou no cenário internacional, o ouro, o Bitcoin e o Tesouro americano como os grandes destaques do ano. Ele ressaltou que, no caso do ouro e do Tesouro, a valorização reflete sua característica de serem ativos seguros e de baixa volatilidade.
Entre algumas das empresas que tiveram as altas mais significativas, o editor-chefe menciona a Embraer (EMBR3), que se beneficiou da venda de jatos e volume expressivo de vendas, a Marfrig (MRFG3) devido à aquisição do controle da BRF (BRFS3), a Petrobras (PETR4), dado aos preços do petróleo.
No âmbito negativo, empresas aéreas como Gol (GOLL4), Azul (AZUL4) e CVC (CVCB3) foram negativamente afetadas devido à alta do dólar, já que suas despesas tem custos dolarizados, mas seus produtos são vendidos em moeda brasileira.
Em relação ao Bitcoin, que alcançou a marca histórica de US$ 105 mil em 2024, o editor-chefe destacou que a eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos foi um dos principais fatores para impulsionar sua valorização, dado o apoio declarado do presidente ao ativo durante sua campanha.