Investimentos

Melhor evitar? Renda variável pode encontrar ambiente de maior risco em 2025

18 dez 2024, 10:30 - atualizado em 17 dez 2024, 16:50
ibovespa
(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A renda variável pode entrar em terreno nebuloso em 2025, se tornando mais arriscada com as crescentes incertezas no cenário global. Alta inflação, juros elevados e instabilidade política são alguns fatores que podem criar um cenário desafiador aos investimentos.

De acordo com Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Studio, apesar dos cenários criarem desafios aos investimentos como um todo, as rendas variáveis estão mais sensíveis. Além disso, os fundos imobiliários também enfrentam um futuro incerto, na visão do CEO, devido a forte exposição ao varejo e imóveis comerciais.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

A alta de juros torna esses investimentos menos atrativos, devido ao impacto nos custos de financiamento e na valorização dos imóveis”, explicou. “Dentro desse cenário, as empresas com grandes volumes de dívida também vão enfrentar maiores dificuldades”.

Monteiro também ressalta que as ações de empresas de tecnologia também devem sofrer em 2025, refletindo a alta de juros, que pode impactar negativamente nos valuations destas empresas. “A expectativa de aumento nos custos de financiamento pode tornar esses ativos menos atraentes”, ressaltou. 

E, mesmo com o crescimento nas criptomoedas em 2024, elas não escaparam da lista, sendo consideradas um dos investimentos mais voláteis e arriscados. “Com a crescente regulação do setor e a possível diminuição do apetite por ativos de risco, os preços das criptos podem sofrer quedas expressivas.”, afirmou.

Apesar disso, Monteiro afirma que a renda variável ainda oferece oportunidades, porém encontrará mais desafios no próximo ano. “Uma análise cuidadosa do cenário macroeconômico será essencial para os investidores que buscam minimizar riscos e proteger seus portfólios”, orientou.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar