Meirelles indica novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários
Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, indicou o professor de direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) Marcelo Santos Barbosa para a presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula o mercado financeiro. Barbosa substituirá Leonardo Gomes Pereira, cujo mandato acaba em 14 de julho.
O indicado será sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal e precisa ter o nome aprovado pelo plenário da Casa. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Barbosa tem mestrado na Columbia Law School, em Nova York.
Antes de lecionar na FGV, Barbosa tinha sido professor de direito comercial na Faculdade de Direito da Uerj em 2002 e 2003. Autor de artigos sobre direito societário e mercado de capitais, o indicado para o comando da CVM também é presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Estudar, membro do Conselho Consultivo do Columbia Global Center Latin America, no Rio de Janeiro, e membro do Comitê de Aquisições e Fusões, entidade privada de autorregulação do mercado empresarial.