Meirelles: Boeing quer separar Embraer em duas
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, participou ontem à tarde de uma reunião com executivos da Boeing em Nova York. Segundo ele, a companhia fez uma apresentação sobre a proposta atual que eles estão fazendo à Embraer (EMBR3) e ao governo brasileiro. “É uma proposta que tem que ser analisada pelo Ministério da Defesa, mas é uma decisão empresarial, em última análise. Mas, do ponto de vista do interesse nacional, é importante ouvir”, disse.
Segundo o ministro, a empresa manifestou interesse em usar a mão-de-obra brasileira, em uma possível fusão. “Eles dizem que têm interesse muito grande de usar mão-de-obra brasileira, por uma questão de custo e da mão-de-obra de alta qualidade da Embraer. Isso é uma questão que será devidamente analisada”. A proposta da Boeing é a separação de empresa em uma companhia de Defesa e outra empresa de jatos comerciais.
Estiveram no encontro: Greg Smith, CFO e vice-presidente executivo da Boeing; Travis Sullivan, vice-presidente de Estratégia da Boeing; Donna Hrinak, presidente da Boeing América Latina; Ana Paula Ferreira, Diretora de Comunicações da Boeing para Brasil.
Segundo O Globo, o acordo pode ser fechado ainda este mês. A americana estaria disposta a desenvolver e exportar novos produtos de Defesa do Brasil e algumas companhias aéreas globais têm visto a nova empresa como mais atrativa ao oferecer mais produtos e melhor assistência técnica.
(Com Agência Brasil)