Medo do desemprego cai 2,1 pontos em dezembro, aponta Ibope
O medo do desemprego caiu 2,1 pontos em dezembro, de acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope, o que reforçou a queda registrada em setembro de 1,1 pontos.
“As quedas observadas no segundo semestre de 2019 totalizaram 3,2 pontos, praticamente devolvendo o indicador ao patamar observado após as eleições. Apesar disso, o indicador ainda permanece 1,1 ponto acima do observado em dezembro de 2018 e 6,0 pontos acima da média histórica”, informou o Ibope.
O medo do desemprego permanece mais elevado entre os brasileiros com renda familiar de até um salário mínimo frente às demais faixas de renda.
No período, a diferença do medo de desemprego entre do homens e mulheres também aumentou, atingindo o maior patamar desde de 2015. Enquanto o temor dos homens diminuiu em cinco pontos entre setembro e dezembro, o das mulheres aumentou em 0,6 pontos.
O índice de satisfação com a vida apresentou retração de 0,7 ponto em dezembro de 2019, em relação a setembro. Com isso, o indicador encerra o ano 0,3 ponto abaixo do observado em dezembro de 2018.