Medida de expectativa da inflação na Zona do Euro tem maior nível desde meados de 2015
Uma importante medida do mercado de expectativas para inflação da zona do euro subiu para o nível mais elevado desde meados de 2015 nesta segunda-feira, em mais sinais de que as percepções do investidor sobre a direção da inflação futura estão mudando.
Os rendimentos da zona do euro estavam estáveis, embora o alívio com a desaceleração no ritmo das compras do Banco Central Europeu pareça estar no passado.
E evidências de expectativas de inflação mais alta, impulsionadas pela corrida eleitoral na Alemanha e sinais de gargalos de oferta nas últimas semanas, passaram a ficar sob os holofotes.
A inflação implícita de cinco anos, medida do mercado para a inflação no longo prazo acompanhada pelo BCE, subiu para 1,8207%, nível mais alto desde meados de 2015 e mais perto da nova meta de inflação do BCE de 2%.
A medida subiu quase 15 pontos básicos desde o início de setembro.
“Não acho que a expectativa mediana de inflação no longo prazo tenha mudado para cima de forma material, mas a faixa de possíveis resultados é muito maior do que há alguns anos, e tende para resultados mais altos”, disse Antoine Bouvet, estrategista sênior de juros do ING, citando fatores como problemas na cadeia de oferta para o aumento da proteção contra a inflação.