Medicamentos e outros produtos terão imposto reduzido; confira
Na terça-feira (07), foi aprovado o texto principal da reforma tributária, que reduz ou zera impostos de determinados produtos.
O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e segue para aprovação do plenário da Casa, que será feita em dois turnos. Ainda, terá que passar por nova votação na Câmara dos Deputados.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) transforma cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) em um: o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA).
Ainda, o IVA será repartido em dois novos tributos: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unifica PIS, Cofins e IPI; e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CmmBS), que reúne o ICMS (estadual) e ISS (municipal).
- Eletrobras deixa prejuízo para trás e lucra R$ 1,47 bilhão no 3T23: Ainda vale a pena investir nas ações da elétrica? Confira a recomendação do analista Ruy Hungria no Giro do Mercado desta quarta-feira (8), é só clicar aqui:
O governo estima que a alíquota do IVA seja entre 25,9% e 27,5%. As alíquotas específicas de cada tributo ainda serão detalhadas. No entanto, o texto indica redução em determinados produtos e serviços. Confira as prováveis reduções:
Redução de imposto em 30%
- Serviços de profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, desde que sejam submetidas a fiscalização por conselho profissional.
Redução em 60%
- Serviços de saúde;
- Dispositivos de acessibilidade para pessoas com deficiência; e
- Produtos de cuidados básicos à saúde menstrual.
Alíquota zero
- Medicamentos;
- Produtos hortícolas, frutas e ovos; e
- Dispositivos médicos.