MDIA3: Tensão no Mar Negro derrete ‘trigo’ da M. Dias Branco e ações tombam mais de 9%
As ações da M. Dias Branco (MDIA3) caíam 9,18% nesta segunda-feira (24) por volta de 16h37, com as ações da empresa sendo negociadas por R$ 40,65.
A queda dos papéis acontece à medida que a tensão entre Rússia e Ucrânia escala após o fim do acordo de grãos no Mar Negro e o ataque a armazéns e grãos dos ucranianos.
Na semana passada, o trigo disparou mais de 9% por conta do conflito e nesta segunda a commodity avança no mercado futuro do cereal.
- Como o fim do acordo de grãos no Mar Negro impacta na economia e no agronegócio brasileiro? Entenda os desdobramentos do caso no Giro do Mercado com o analista Matheus Spiess. Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Impacto do conflito na M. Dias Branco
Na avaliação de Gustavo Troyano, analista de alimentos e bebidas do Itaú BBA, é possível concluir, com base nas tensões geopolíticas do ano passado, quando os preços dispararam, que a commodity mais impactada foi o trigo.
“MDIA3 conta com maior exposição ao conflito, logo, acreditamos que uma escalada dos preços deve impactar mais as margens da empresa. Ainda assim, ressaltamos que o cenário quanto às tensões segue incerto e as projeções se baseiam no que vimos no ano passado”, conclui.
Na visão de Luis Novaes, analista da Terra Investimentos, o ativo teve um desempenho positivo nos últimos meses e a perspectiva dos grãos tem se tornado um pouco menos otimista.
“Considerando a redução da oferta de trigo, mesmo que em patamares ainda altos em relação aos dos últimos anos. O movimento desta segunda pode ser apenas uma correção à essa alta recente diante essa mudança de cenário”, explica.