BusinessTimes

McDonald’s supera estimativas e pretende investir mais em tecnologia em 2020

29 jan 2020, 16:08 - atualizado em 29 jan 2020, 16:09
MC Donalds
As vendas nos restaurantes dos EUA abertos por mais de 13 meses aumentaram 5,1% no quarto trimestre (Imagem: Facebook)

O McDonald’s superou previsões de vendas trimestrais e afirmou que deve investir mais em tecnologia e pesquisa em 2020, enquanto aposta em lojas renovadas e adição de menus para atrair clientes e ganhar fatia de mercado.

O presidente-executivo do McDonald’s, Chris Kempczinski, que assumiu em novembro após seu antecessor ter sido demitido, disse que o crescimento global comparável das vendas da maior rede de hambúrgueres do mundo em 2019 foi o mais alto em mais de 10 anos.

Mas a empresa continua a combater o menor tráfego nas lojas dos EUA e enfrenta forte concorrência no café da manhã contra rivais como Starbucks e Dunkin, além da iminente entrada do Wendy nesse segmento. Nos últimos anos, o McDonald’s adicionou quiosques, displays digitais e parceiros de entrega, além de novos hambúrgueres, bebidas e alimentos para o café da manhã.

Também começou a modernizar lojas em todo o mundo e comprou duas empresas de tecnologia menores que se concentram na digitalização de lojas e menus drive-thru.

As vendas nos restaurantes dos EUA abertos por mais de 13 meses aumentaram 5,1% no quarto trimestre, pouco acima da estimativa de aumento de 4,67%. Ainda assim, o número de clientes nos EUA caiu 1,9% no trimestre, embora isso tenha sido melhor do que o declínio de 2,2% em 2018.

“Voltar ao crescimento da contagem de convidados nos EUA continua sendo nossa principal prioridade”, disse o diretor financeiro Kevin Ozan em uma teleconferência pós-ganhos.

O McDonald’s teve aumento de 5,9% nas vendas comparáveis ​​globais, tanto para o ano como para o trimestre, superando a previsão dos analistas de crescimento de 5,23%, segundo o IBES Refinitiv.

Coronavírus

O coronavírus na China levou o McDonald’s a fechar centenas de restaurantes na província de Hubei, foco da doença.

As demais lojas da McDonald’s – cerca de 3 mil – no resto da China ainda estão abertas, disse Kempczinski.

No entanto, para o McDonald’s, a China representa apenas cerca de 4% a 5% das vendas em todo o sistema e 3% da receita operacional. No início de 2017, a empresa vendeu 80% de seus negócios lá, embora ainda colete taxas de royalties e considere a China importante para um potencial crescimento.

Em 2020, a empresa espera investir cerca de 2,4 bilhões de dólares, aproximadamente o mesmo valor do ano passado, sendo metade disso nos Estados Unidos. Também planeja abrir cerca de 1.400 novos restaurantes, principalmente fora dos EUA.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar