McDonald’s processa cidade alemã ambientalista por imposto de embalagens
O McDonald’s entrou com um processo contra a cidade alemã de Tübingen por conta de uma nova taxa. No começo do ano a prefeitura foi a primeira da Alemanha a criar um imposto sobre embalagens descartáveis para empresas.
O Verpackungssteuer (ou imposto de embalagem, em alemão) prevê um pagamento de cinquenta centavos de euro para qualquer embalagem descartável que for vendida junto com os produtos: podem ser copos de café, caixas de pizza, pratos descartáveis. Já os talheres descartáveis tem um custo extra, de vinte centavos de euro a mais.
Nas primeiras semanas, o imposto teve o resultado esperado, os resíduos nas lixeiras da cidade diminuíram em até 15% menos. Mas a rede de fast food, que só tem uma única unidade no local, não gostou da ideia.
O McDonald’s processou a cidade alegando que é difícil para a empresa customizar soluções de acordo com as regras de cada região. O caso foi julgado em março, sendo que a companhia saiu vitoriosa. A cidade agora está entrando com recurso.
“Concordamos que a melhor embalagem é aquela que não é produzida em primeiro lugar. Mas os caminhos especiais locais de cidades ou comunidades individuais impedem um conceito nacionalmente bem-sucedido e implementável”, afirmou um porta-voz do McDonald’s.
A cidade alemã Tübingen é conhecida por sua forte política ambientalista: ela reduziu suas emissões de carbono em 40% nos últimos 15 anos. Não só isso: a maior parte da população é vegetariana. Tanto que a cidade participa do Veganuary. Trata-se de um desafio que acontece todos os anos nos mês de janeiro e incentiva as pessoas a não consumirem carne durante o período do evento.
(com BBC)
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!