McDonald’s (MCDC34), IBM (IBMB34): Rússia ameaça prender empresários que criticam governo, diz WSJ
A Rússia ameaçou prender os empresários que criticam o governo de Vladimir Putin ou que saíram do país, segundo o jornal norte-americano Wall Street Journal.
Entre elas estão o McDonald’s e IBM — sendo que a rede de fast food deixa de funcionar em território russo nesta segunda-feira (14).
O WSJ afirmou que “empresas de vários setores foram informadas que seus líderes corporativos podem ser presos” caso critiquem Putin, e que “companhias que encerram suas operações na Rússia podem ter seus ativos confiscados”.
Fontes disseram ao jornal que foram feitas ligações, cartas e visitas, que “incluíam ameaças de processar as empresas e confiscar ativos, incluindo marcas registradas”.
Putin apoiou, na semana passada, uma lei para “nacionalizar os ativos das empresas estrangeiras que deixam seu país devido à invasão na Ucrânia”.
O WSJ cita que as fontes afirmaram que “as advertências dos promotores foram direcionadas a empresas de todos os setores, incluindo tecnologia, alimentos, vestuário e bancos”.