MBRF (MBRF3) salta na B3 com acordo na Arábia Saudita e IPO da Sadia Halal na mira
As ações da MBRF (MBRF3) avançavam 6,25% por volta de 11h45 desta segunda-feira (27), após um acordo para ampliar a joint venture com a Halal Products Development Company (HPDC), controlada pelo fundo soberano da Arábia Saudita, o Public Investment Fund (PIF), e que passará a ser chamada Sadia Halal.
A transação, avaliada em US$ 2,07 bilhões, engloba as fábricas e centros de distribuição da MBRF localizados na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos; suas empresas de distribuição no Qatar, Kuwait e Omã; além do negócio de exportações diretas de aves, bovinos e produtos processados para clientes na região do Oriente Médio e Norte da África.
Segundo Marcos Molina, chairman e controlador da MBRF, a expansão visa reforçar a presença regional da MBRF em um dos mercados mais lucrativos e influentes do mundo. “Queremos aproximar cada vez mais nossas marcas dos consumidores locais, assegurando a presença permanente na agenda de segurança alimentar do país. Além disso, a operação abre a possibilidade para um IPO a partir de 2027”, disse, em comunicado à imprensa.
- LEIA MAIS: Quem são os vencedores e os perdedores da temporada de balanços do 3T25? Veja as recomendações dos analistas do BTG Pactual
O negócio prevê a celebração de um acordo de fornecimento de produtos de frango e bovinos da MBRF para a Sadia Halal com duração de 10 anos, renováveis, a partir das fábricas localizadas no Brasil.
Na data do fechamento, a HPDC deterá 10% da companhia, com planejamento de chegar a 30% e direito de atingir até 40%. O aumento de participação ocorrerá por meio de aporte de capital, 50% primário e 50% secundário.
“Este movimento está totalmente alinhado com os objetivos de diversificação econômica estabelecidos na Visão 2030 da Arábia Saudita, acelerando a transformação sustentável da região em um centro global de produtos Halal. Por isso, estamos planejando aumentar a nossa participação para atingir 30%”, afirmou Fahad AlNuhait, CEO da HPDC.
Alimento halal são aqueles que são “permitidos” ou “lícitos” de acordo com a lei islâmica, o que significa que foram produzidos e preparados seguindo as regras rigorosas do Alcorão. O mercado halal movimenta mais de US$ 2 trilhões por ano, sendo a proteína animal o principal segmento.