Internacional

May procura incessantemente apoio de líderes da UE para ter Brexit com acordo

18 fev 2019, 8:48 - atualizado em 18 fev 2019, 8:48

A primeira ministra britânica, Theresa May, busca dialogar com líderes da UE (União Europeia) e com o chefe da Comissão Europeia para negociar acordo de saída do reino unido da UE, após derrota local em seu parlamento. O Brexit segue marcado para o dia 29 de março, sem nenhum acordo.

Quanto custa abrir uma franquia? Veja preços de 18 empresas

Segundo o gabinete oficial do Reino Unido, May teve conversas com líderes da economia europeia e o com presidente da comissão, Jean Claude Juncker, para negociação da questão fronteiriça com a Irlanda do Norte.

A premiê britânica afirmou aos lideres da UE que poderia aprovar os acordos com concessões, principalmente em torno dos irlandeses, para garantir que não haveria controle na fronteira entre a província da Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte.

“Nosso partido pode fazer o que fez com tanta frequência no passado: ir além do que nos divide e se juntar em prol do que nos une; sacrificar, se necessário, nossas próprias preferências pessoais em favor do mais elevado interesse nacional”, escreveu ela, em carta a seu partido.

Novas conversas

A tentativa de dialogo ocorre nesta segunda-feira (18) novamente, com a união entre Steve Barclay e o negociador-chefe da União Europeia, Michel Barnier.