Cidades

Mato Grosso busca acesso mais rápido à China, diz governador

26 nov 2020, 13:44 - atualizado em 26 nov 2020, 13:44
Santos Brasil Exportações Contêineres Portos
O Porto de Santos fica a pelo menos 1.000 quilômetros mais longe das fazendas do Mato Grosso em comparação com terminais do Arco Norte (Imagem: Reuters/Ronen Zvulun)

O Mato Grosso quer acelerar as vias de exportação para a China.

O estado, maior produtor de soja, milho, algodão e carne, vai leiloar mais de 500 quilômetros para obras em rodovias e investimentos com o objetivo de baratear e acelerar as exportações para o mercado chinês.

Mauro Mendes, governador do Mato Grosso, disse que o plano de modernização e ampliação de rodovias deve gerar R$ 6 bilhões em investimentos e faz parte de um plano estadual para conectar fazendas a portos. O investimento do setor privado pode liberar o governo para gastar em outras obras de infraestrutura, disse.

Todas as estradas se conectarão à BR-163, que atravessa o país de norte a sul, e podem facilitar o acesso aos portos da região Norte.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que a medida pode reduzir os custos de produtores em 16%.

Porto de Santos fica a pelo menos 1.000 quilômetros mais longe das fazendas do Mato Grosso em comparação com terminais do Arco Norte. Usar os portos do Norte também pode encurtar o tempo de viagem à China através do Canal do Panamá.

“Haverá maior concorrência para dois dos lotes de rodovias leiloados, pois as propostas foram enviadas, o que significa menores tarifas de pedágio para caminhões, o foco principal da licitação”, disse Camillo Fraga, diretor comercial da Houer, consultoria responsável pela modelagem do leilão. “As estradas vão passar pelas áreas produtoras de soja, para que não tenham que competir com o tráfego de carros de lazer.”

Com a conclusão de cerca de 1.400 quilômetros de rodovias até 2022, o Mato Grosso ficará atrás apenas de São Paulo em quilometragem rodoviária construída. Com 62% do território coberto por floresta Amazônica, Pantanal ou cerrado, o Mato Grosso ainda possui a maior área plantada do país.

Como a demanda chinesa continua crescendo, os agricultores precisam encontrar maneiras mais fáceis de maximizar os ganhos, disse Mendes. “Antes de ser político, eu era empresário; aprendemos que o cliente sempre tem razão, mesmo que não tenha, por isso precisamos atender às suas demandas”, disse.

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