Agronegócio

Mato Grosso assina seguro avícola inédito no país

29 out 2019, 21:08 - atualizado em 29 out 2019, 21:08
O seguro garantirá indenização em caso de emergências sanitárias, como eventuais casos de gripe aviária e doença de Newcastle –patologias das quais o Brasil é livre, segundo o ministério (Imagem: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

O Mato Grosso se tornou nesta terça-feira o primeiro Estado do Brasil a possuir um seguro para atividades avícolas, com a assinatura de um contrato que cobre cerca de 120 milhões de aves, informou em nota o Ministério da Agricultura.

O seguro foi firmado entre a Associação Matogrossense de Avicultura (Amav/Fesavi), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e as seguradoras Proposta e FairFax, em evento realizado na sede do ministério, em Brasília.

O seguro garantirá indenização em caso de emergências sanitárias, como eventuais casos de gripe aviária e doença de Newcastle –patologias das quais o Brasil é livre, segundo o ministério.

“Acho que vocês estão inaugurando uma época nova, mostrando que a iniciativa privada está preocupada com a segurança alimentar, para quem ela vai fornecer, e com a segurança também do seu Estado”, disse a ministra da Agricultra, Tereza Cristina, que participou da cerimônia de assinatura.

Sétimo Estado do país em volume produtivo de carne de frango, o Mato Grosso é responsável por 4,2% da produção avícola nacional –o que, de acordo com dados da ABPA, representa cerca de 540 mil toneladas por ano da proteína.

reuters@moneytimes.com.br