BusinessTimes

Mastercard muda foco para Ásia e América Latina após proibição da Índia e saída da Rússia

26 maio 2022, 12:00 - atualizado em 26 maio 2022, 12:00
Visa Mastercard Russia
A Mastercard suspendeu as operações na Rússia – um mercado que representou cerca de 4% de sua receita líquida em 2021 – em março, devido à invasão da Ucrânia (Imagem: Shutterstock/Chepko Danil Vitalevich)

O Sudeste Asiático e a América Latina são regiões de forte crescimento para a Mastercard após sua retirada da Rússia em março e proibição na Índia em 2021 para emissão de novos cartões, disse o copresidente da empresa para mercados internacionais.

“O Sudeste Asiático é empolgante (devido) à demografia certa, à adoção de tecnologia e digitalização e ao foco dos governos na inclusão financeira”, disse Ling Hai.

O banco central da Índia proibiu a Mastercard depois de declará-la “não compatível” com as regras do país em 2018, que exigiam que redes de cartões estrangeiras armazenassem dados de pagamentos indianos localmente para “acesso irrestrito de supervisão”.

“Nossa sensação é que estamos chegando muito perto de uma resolução”, disse Hai sobre a proibição da Índia, acrescentando que a empresa está trabalhando “muito construtivamente” com o governo indiano e o Reserve Bank of India (RBI).

Hai disse que a Mastercard está pronta para cumprir as regras locais de armazenamento de dados da Índia. “O objetivo é estar 100% em conformidade. Qualquer coisa que precisemos localizar na Índia, estamos tomando medidas tangíveis para chegar lá.”

A Mastercard suspendeu as operações na Rússia – um mercado que representou cerca de 4% de sua receita líquida em 2021 – em março, devido à invasão da Ucrânia.

Na Rússia, se surgir uma oportunidade para melhorar as regras e regulamentos em áreas como inclusão financeira, sustentabilidade e privacidade de dados, a Mastercard “trabalhará para mudá-las junto com outras partes interessadas no ecossistema, incluindo o próprio governo”, disse Hai.

Ele também disse que a Europa é um mercado empolgante para a empresa devido à sua recuperação econômica pós-pandemia e ao escopo de inovação que o continente oferece.

Além da geografia, a Mastercard também está se concentrando em partes de alto crescimento do negócio, como fluxos de pagamentos entre empresas, telecomunicações e varejo.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!