BusinessTimes

Marketplace do Inter é impulsionado pela Black Friday e atinge R$ 1 bilhão em vendas

30 nov 2020, 20:01 - atualizado em 30 nov 2020, 20:01
Banco Inter
O Inter antecipou os descontos da Black Friday e promoveu uma série de ações em seu marketplace, incluindo o recurso do cashback (Imagem: REUTERS/Nacho Doce)

O marketplace do Inter (BIDI4;BIDI11) foi impulsionado durante o mês da Black Friday. Só em novembro, foram transacionados em torno de R$ 315 milhões – quase o volume atingido no terceiro trimestre deste ano, de R$ 377 milhões -, o que fez com que a plataforma digital da instituição financeira chegasse à soma de R$ 1 bilhão em vendas.

O Inter antecipou os descontos da Black Friday e promoveu uma série de ações em seu marketplace, incluindo o recurso do cashback. A Black Friday – ou, no caso, Orange Friday – contou com ofertas exclusivas voltadas a diversos segmentos, além da Orange Box, caixa surpresa com ofertas aos clientes.

O ritmo acelerado de crescimento do marketplace não está associado apenas às vendas da Black Friday. Rodrigo Gouveia, CEO do Inter Shop, afirmou que a alta expressiva também reflete a mudança no comportamento do consumidor diante da disseminação do coronavírus.

“Quando lançamos nosso shopping, em novembro do ano passado, não esperávamos uma pandemia no meio do caminho, o que acabou acelerando muito o uso de ferramentas digitais e impulsionou também o e-commerce“, disse o executivo. O marketplace do Inter conta atualmente com mais de 200 parceiros.

Nesta segunda-feira (30), o Inter lançou seu primeiro fundo de ações, o Inter Valor FIA, na Plataforma Aberta de Investimentos (PAI).

Outros recordes

O Magazine Luiza (MGLU3) e a Via Varejo (VVAR3) também se beneficiaram do crescimento do e-commerce na Black Friday.

A Via Varejo bateu recorde neste ano, tendo registrado R$ 3 bilhões em vendas (versus R$ 2,2 bilhões em 2019). Do total, 62,4% vieram de transações realizadas no meio online.

No caso do Magazine Luiza, que, assim como o Inter, antecipou as ofertas ao longo do mês, houve um crescimento de triplo dígito médio nas vendas do e-commerce em novembro.

Analistas do BTG Pactual (BPAC11) comentaram sobre o assunto. De acordo com a equipe do banco, o desempenho da Black Friday trará volatilidade no curto prazo aos nomes listados, visto que as empresas varejistas com forte exposição aos canais digitais conseguiram manter o bom desempenho no ano.