Marketing: Como o empresário Marcelo Calone usa tecnologia no seu negócio
O mercado de publicidade no Brasil chegou a movimentar em torno de R$ 21,2 bilhões em 2022, , segundo o estudo Cenp-Meios, produzido pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão). O marketing tem custos elevados, mas o uso da tecnologia tem melhorado a performance.
Esse é um retrato resumido do mercado publicitário brasileiro. Ou ao menos do velho mercado de propaganda e marketing. Isso porque um empresário resolveu inovar e mudar a forma como se investe nesse setor.
Trata-se de Marcelo Calone, fundador do Grupo Calone, um dos grupos de gestores que mais crescem em todo o País. No mercado desde 2001, a empresa se destaca por utilizar tecnologia em seus processos de distribuição de orçamento para campanhas publicitárias.
Na prática, a otimização do serviço ocorre por meio do software DBIPro, de uso exclusivo da empresa. Com base em dados do mercado, a solução gera relatórios que indicam as melhores alternativas de contratação de atores, equipes de produção e canais de veiculação de campanhas publicitárias, o que ajuda a reduzir os custos de investimento nesse setor.
“Fui muito feliz quando decidi investir na ferramenta, pois ela trouxe ótimos resultados para o mercado”, diz Marcelo Calone. “Conseguimos esquivar de precificações ilusórias e inserções de mídia que mais atrapalham do que geram negócios eficientes”, acrescenta.
Investimentos em marketing
O empresário conta que orienta os gestores dos departamentos de comunicação, marketing, tecnologia, imprensa, audiovisual e eventos a utilizarem o software como um complemento a seus conhecimentos em áreas específicas.
Com isso, a empresa consegue tornar o processo de divisão dos investimentos mais equilibrado e eficiente, celebrando contratos mais frutíferos para seus clientes. Já foram feitas integrações de conteúdos com grandes marcas como Nestlé, Banco Original e Pfizer.
“Os valores das contratações de mídia, personalidades e investimento em projetos devem ser compatíveis com o cenário que estamos vivendo. E nos certificamos disso com base na ciência de dados”, ressalta.
Segundo Calone, o mercado de publicidade foi surpreendido com o crescimento significativo de sua empresa, ainda mais por ter sido por intermédia da combinação de gestão e tecnologia.
“A ciência de dados traz segurança para os negócios, pois nos permite contratar mídias que funcionam e a pôr em prática projetos com orçamentos factíveis. Não há mais espaço para gastança desenfreada na publicidade”, reforça o empresário.