Gestoras de Recursos

Mark Mobius, guru dos mercados emergentes, não consegue tirar dinheiro da China

05 mar 2023, 16:59 - atualizado em 05 mar 2023, 16:59
China
Mark Mobius, investidor bilionário especializado em mercados emergentes, faz alerta sobre investir na China. (Imagem: Pixabay/glaborde7)

O investidor bilionário Mark Mobius disse à FOX Business que não pode tirar seu dinheiro da China devido aos controles de capital do país, alertando os investidores para serem “muito, muito cuidadosos” ao investir em uma economia sob forte controle do governo.

“Tenho uma conta no HSBC em Xangai. Não posso sacar meu dinheiro. O governo está restringindo o fluxo de dinheiro para fora do país”, disse Mobius, fundador da Mobius Capital Partners, à FOX Business em entrevista publicada em 2 de março.

“Não consigo uma explicação de por que eles estão fazendo isso … Eles estão colocando todos os tipos de barreiras. Eles não dizem: Não, você não pode sacar seu dinheiro. Mas eles dizem: dê-nos todos os registros de 20 anos de como você ganhou esse dinheiro… Isso é loucura.”

Os comentários de Mobius foram divulgados no site de mídia social chinês WeChat no fim de semana.Watch the latest video at foxbusiness.com

Mobius liderou investimentos em mercados emergentes na Franklin Templeton Investments por três décadas e é conhecido por sua visão otimista sobre a China. Agora, porém, disse ele, “seria muito, muito cuidadoso” ao investir no país.

“O resultado final é que a China está se movendo em uma direção completamente diferente daquela que Deng Xiaoping instituiu quando eles iniciaram o grande programa de reformas”, disse ele, referindo-se ao ex-líder chinês.

“Agora, você tem um governo que está adquirindo ‘golden shares’ em empresas em toda a China. Isso significa que eles vão tentar controlar todas essas empresas… Então, não acho que seja uma imagem muito boa quando você vê o governo tornando-se cada vez mais orientada para o controle na economia.”

Mobius, que se autodenomina “o Indiana Jones dos investimentos em mercados emergentes”, disse à FOX Business que está aumentando a exposição a mercados alternativos, como Índia e Brasil.

Mobius e HSBC não puderam ser contatados no fim de semana.

reuters@moneytimes.com.br