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Marisa (AMAR3): Prejuízo líquido sobe 60,9% e vai a R$ 102 milhões no 2T24; veja o balanço

14 set 2024, 10:11 - atualizado em 14 set 2024, 16:05
marisa - aumento de capital
Marisa divulga balanço do segundo trimestre de 2024, com alta do prejuízo líquido (Imagem: Kaype Abreu/Money Times)

A Marisa (AMAR3) reportou os seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2024 (2T24) na sexta-feira (13), após adiar em um mês a divulgação. O prejuízo líquido da varejista, que vem tentando se reestruturar nos últimos trimestres, saltou 60,9% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 102 milhões.

Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 5,9 milhões, queda de 87% na comparação anual.

A linha de receita líquida da companhia encolheu 34% no segundo trimestre deste ano, em R$ 320,5 milhões, e as despesas gerais e administrativas diminuíram em 11,4%, para R$ 157,6 milhões.

A Marisa atribui o número ao desempenho da empresa em abril, diante da transição para uma nova estratégia que começou com a chegada do novo presidente-executivo em março.

A dívida líquida teve um salto de R$ 310,5 milhões em março para R$ 657,6 milhões em junho, em parte explicado pelo aumento da dívida bruta, em decorrência de três emissões de notas comerciais que somaram R$ 300 milhões.

O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 50,6 milhões no trimestre, ante ao resultado também negativo de R$ 46,7 milhões no segundo trimestre de 2023. O aumento, segundo a varejista, se deve exclusivamente a despesas maiores com juros e correção monetária.

Conforme o documento, os resultados não incluem os números do braço financeiro M Pagamentos, que passa a ser reportado como “operação descontinuada”.

Outros números do balanço

Nas vendas de mesmas lojas físicas (SSS), a Marisa teve queda de 14,8% no trimestre, refletindo o impacto dos desafios enfrentados no último ano. No entanto, na análise mensal, a empresa afirma que é possível observar uma evolução positiva, saindo de queda de 3,7% em junho para alta de 39,6% em julho.

A empresa terminou junho com 235 lojas ante 248 pontos de vendas um ano antes.

Conforme o documento, o segundo trimestre de 2024 foi marcado por um esforço da Marisa para reconquistar a confiança dos fornecedores e promover a melhoria contínua no planejamento e execução da pirâmide de preços.

No entanto, a companhia reconhece que ainda enfrenta desafios relacionados ao baixo volume de estoque, resultado do quarto trimestre de 2023 e do primeiro trimestre de 2024.

“Apesar do resultado ainda negativo, ele superou o orçamento previsto no plano de recuperação construído nessa retomada dos estoques e do reposicionamento comercial”, afirma.

Veja o balanço da Marisa na íntegra

 

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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