Marisa (AMAR3) anuncia parceria com Credsystem para oferta de crédito em lojas
A Marisa (AMAR3) firmou um memorando de entendimentos vinculante com a Credsystem, que passará a atuar como parceira comercial e estratégica da varejista na exploração de produtos de crédito.
A parceria tem foco nas modalidades de empréstimo pessoal e de cartões (private label e co-branded) na plataforma de lojas da Marisa, disse a empresa.
O plano de negócios inicial concebido para o prazo de duração da parceria prevê volume de receita total potencial superior a R$ 7 bilhões e lucro antes de impostos potencial para a Marisa da ordem de R$ 1 bilhão, disse a empresa.
A companhia estima poderá capturar valor presente líquido de aproximadamente R$ 400 milhões, incluindo pagamentos a serem feitos pela Credsystem à Marisa nos próximos 12 meses e o recebimento de valores vinculados ao profit sharing.
“A nova parceria com a Credsystem contribuirá também para que possamos focar na otimização e rentabilização da nossa atividade principal no varejo de moda. Viabilizaremos, portanto, uma redução significativa do risco operacional, regulatório e do esforço de funding vinculados à atividade financeira (de-risking)”, destacou a empresa.
Gestão da base de clientes
A Marisa disse que busca junto com a Credsystem a gestão da base de clientes, “proporcionando cada vez mais uma experiência qualificada, completa e assertiva”.
Fundada há 27 anos e com atuação nacional, a Credsystem é a maior empresa especializada em oferecer ao varejo soluções de cartões de crédito e outros serviços financeiros para os consumidores das classes econômicas emergentes.
A Marisa acrescentou que um dos principais pilares de sua reestruturação seria a monetização do “balcão” com os parceiros certos, utilizando a força da marca e a plataforma nacional para distribuição de produtos e serviços de terceiros, tais como crédito, seguros, consórcios e planos de saúde, entre outros.
A Marisa espera que os documentos e termos definitivos da parceira sejam finalizados nos próximos 30 dias e deverão estabelecer, dentre outras condições, prazo de 15 anos e mecanismo de profit sharing de 50% para cada parte.
A BR Partners atuou como assessor financeiro exclusivo da companhia.