Mercados

Marink Martins: estamos entrando em um Bear Market?

19 dez 2018, 14:36 - atualizado em 19 dez 2018, 14:36

Por Marink Martins, do blog MyVol e autor da newsletter Global Pass

Trazemos para você perguntas feitas pelo analista Ben Carlson, traduzidas para o português.

1) Ser otimista com o futuro está se tornando uma posição contrarian? Desde 2016 estamos escutando o prenúncio de um bear market.

2)Essa é clássica: as pessoas vendem as ações porque os preços estão caindo ou os preços caem porque as pessoas estão vendendo? Veja só a saída de dólares no ETF do setor de construção civil americano em 2018.

Outra maneira de se olhar para os mesmos números:

Este é o desempenho do ETF (azul) versus saída de ativos (laranja). É impressionante observar como os ativos saíram do ETF quando o rendimento começou a cair, em janeiro deste ano. Parece semântica, mas muitas pessoas assumem que investidores vendem porque as ações estão caindo, mas na verdade os ativos caem porque as pessoas já estão vendendo. Eventualmente, essas vendas se aglomeram e demonstram como um grupo de investidores impacta um mercado via suas ações.

3) Realmente importa se o S&P 500 terminar este ano em tendência de alta? O S&P está em tendência de alta por 9 anos consecutivos.

Se em 2018 o S&P fechar o ano no positivo, este seria o décimo ano consecutivo de ganhos (e o 15o de 16 anos desde 2003), batendo o maior período, que foi de 1991 a 1999.

4. A onda das criptos está morta… ou isso é só uma fase? Esse é o gráfico do bitcoin em 12 meses.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar