Marinha russa faz exercício com munição real no Mar Negro; Ucrânia e Otan fazem manobras
Navios de guerra da Rússia realizam um exercício de treinamento com munição real no Mar Negro, disse a frota do país naquelas águas nesta quinta-feira, enquanto Ucrânia e países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) realizavam manobras militares na mesma área.
Os exercícios Brisa do Mar, liderados por Ucrânia e Estados Unidos, vêm na esteira de um pico de tensões entre a Otan e Moscou – na semana passada, a Rússia disse ter disparado tiros de alerta e lançado bombas na rota de um navio de guerra britânico para expulsá-lo de suas águas territoriais perto da Crimeia.
O governo britânico informou que não reconhece o relato de Moscou sobre o incidente perto da península, que a Rússia anexou da Ucrânia em 2014.
Moscou pediu que o Brisa do Mar fosse cancelado antes de começar, e o Ministério da Defesa russo diz que reagirá para salvaguardar sua segurança nacional se for necessário.
Em um comunicado emitido nesta quinta-feira e divulgado pela agência de notícias Interfax, a frota russa no Mar Negro disse que as tripulações de dois grandes navios de atracamento alvejaram alvos aéreos e marítimos no Mar Negro.
O exercício aconteceu dois dias depois de a Rússia testar seus sistemas de defesa aérea na Crimeia.
Em comentários separados, o Ministério da Defesa russo informou estar monitorando um fragata da Marinha italiana desde que esta entrou no Mar Negro nesta quinta-feira, noticiou a Interfax.